Aleto aprova requerimentos de Amélio Cayres para mais infraestrutura e educação em cinco municípios

Por Lauane dos Santos
12/04/2023 12h36 - Publicado há 1 ano
As três matérias aprovadas pelos parlamentares seguem para envio às instituições competentes.
Amanda Machado / HD

Na luta pelo acesso digno à infraestrutura nas estradas, energia elétrica e educação superior para a população de todos os cantos do Tocantins, três requerimentos do deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) foram aprovados pelos parlamentares da Assembleia Legislativa. As proposituras versam sobre a expansão do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado) nas regiões norte e nordeste do Estado, fornecimento de energia elétrica na zona rural de Augustinópolis e instalação de lombada/quebra-molas no perímetro urbano de Carrasco Bonito.

“As matérias aprovadas mostram que estamos trabalhando com determinação para levar dignidade à população que tanto precisa, principalmente nos municípios mais afastados, seja com o fornecimento de energia elétrica que é necessidade básica, mais segurança no trânsito e também dar mais oportunidades aos estudantes de cursarem uma faculdade”, explicou Amélio Cayres.

O requerimento propondo a expansão do Projeto TO Graduado para os municípios de Buriti do Tocantins, Esperantina e Goiatins, levando mais oportunidades de cursos de ensino superior para os estudantes das regiões, foi aprovado na Sessão Ordinária da manhã desta quarta-feira, 12. O TO Graduado é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Secretaria de Estado da Educação e já opera em 12 municípios.

Já no Requerimento com foco na população da zona rural de Augustinópolis, o parlamentar solicita envio de expediente à Energisa para que seja implementado o fornecimento de energia no Projeto Sampaio, a fim atender mais de 116 famílias que povoam aquela localidade, segundo informações dos representantes da Associação Marielle 2 e Associação Esperança.

Na terceira matéria legislativa aprovada, Amélio Cayres requer envio de expediente ao Governo do Tocantins e Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) propondo a  implantação de lombada/quebra-molas na Rodovia TO – 201, especificamente na localidade em que a respectiva via cruza o “Povoado Centro dos Firminos” localizado no perímetro urbano de Carrasco Bonito – TO.

O requerimento é justificado pela necessidade de diminuir acidentes e atropelamentos que já ocorreram anteriormente no Município, e também em atendimento a solicitação do vereador Francisco Castro (Chico Dodó), da Câmara Municipal de Carrasco Bonito – TO.

Com a aprovação das matérias pelos parlamentares, os documentos seguem para envio pela Presidência da Assembleia Legislativa ao órgãos, instituições e/ou empresas competentes.