Valdemar júnior participa da audiência de abertura do PPA na cidade de Araguatins

Por Terciany Lima
15/04/2023 14h04 - Publicado há 1 ano
 É com a participação de todos que vamos criar um planejamento com um orçamento prioritário.
DICOM / HD

O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos), acompanhado do governador Wanderlei Barbosa, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e comunidade em geral, participou nesta sexta-feira, (14), na Escola de Tempo Integral de Araguatins, do evento de lançamento de abertura da primeira fase da escuta social do Plano Plurianual (PPA 2024-2027).

Com o tema, "Ouvir para Cuidar", as audiências têm como objetivo, contribuir de forma participativa para a construção do PPA, principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo Estadual, que define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública estadual, que vão nortear na  elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Em sua fala, Valdemar Júnior elogiou o trabalho do governo, ressaltando a importância da participação da sociedade organizada na construção do PPA. "O Governo não se sustenta pensando sozinho, o governo se sustenta trabalhando em conjunto com a assembleia legislativa, com a bancada federal, com outros poderes, com as prefeituras, com as câmaras de vereadores e sociedade. Parabéns Wanderlei, é com a participação de todos que vamos elencar as prioridades para criarmos um planejamento com um orçamento prioritário, direcionado às políticas públicas necessárias, para que o Tocantins possa caminhar nos trilhos do desenvolvimento", destacou.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do planejamento participativo para os próximos anos. "Temos que planejar os próximos anos.  E o PPA direciona o nosso orçamento e nos ajuda a alinhar o que precisamos fazer. Temos muito trabalho pela frente e queremos estar junto com o povo nesse processo. O que a população decidir será prioridade no nosso Governo”, disse Wanderlei.

Os trabalhos de escuta social do PPA, contam com a participação de órgãos estaduais. Sete eixos temáticos foram definidos para serem discutidos com a população: segurança, assistência social e cidadania; desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda; gestão pública e governança; meio ambiente e mudanças climáticas; saúde e bem-estar; educação, ciência, tecnologia e inovação; e, por fim, infraestrutura econômica e urbana.

O governo realizará mais nove plenárias nos principais municípios tocantinenses, onde na ocasião, serão coletadas propostas para compor um documento. As próximas audiências ocorrerão nos municípios de Araguaína, Colinas, Pedro Afonso, Divinópolis, Taguatinga, Dianópolis, Gurupi, Novo Acordo e Palmas será a última a realizar a audiência.

Com duração de quatro anos, o PPA inicia no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e termina no fim do primeiro ano de seu sucessor, permitindo a continuidade do processo de planejamento. Após as plenárias, o Plano Plurianual será enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa.