“Esta Casa trabalhará para assegurar direitos dos povos indígenas”, diz Amélio em Sessão Solene
Para reconhecer a luta dos 14 mil indígenas tocantinenses, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres, abriu a Sessão Solene em homenagem aos Povos Indígenas nesta quinta-feira, 27, no Plenário da Casa de Leis.
Como um dos parlamentares que também é defensor dos direitos dos povos indígenas, há 15 anos Amélio propôs a criação de uma secretaria estadual para os povos originários e, nesta data, ressaltou a satisfação em ver tornar-se realidade este pedido antigo, com a criação da Pasta pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, no início de 2023.
“Garantir os direitos dos povos indígenas é nosso dever e obrigação. É responsabilidade de todos trabalharmos para reconhecer o que os povos indígenas fizeram por nós. Esta Casa estará sempre de portas abertas para votar a garantir as leis que possam assegurar os direitos de cada indígena do Tocantins”, completou.
Logo após a abertura da solenidade, Amélio passou a presidência da cerimônia para o autor do requerimento, Gutierres Torquato.
Também participaram do evento os deputados Eduardo Mantoan; Janad Valcari; Claudia Lelis, Junior Geo; representando o Governo do Tocantins, a secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria; o coordenador regional da Funai Araguaia/Tocantins, Pedro Paulo Xerente; representando a DPE, o coordenador do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo, defensor Arthur Luiz Pádua, além de representantes de várias etnias do Tocantins, da OAB/TO, Instituto Indígena do Tocantins, Prefeitura de Palmas e da Diretoria de Saúde Indígena.