No lançamento da FPA, deputado Mantoan defende sinergia entre as políticas públicas do agronegócio
A Frente Parlamentar da Agroindústria foi instalada nesta
tarde, 27, na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa do
Tocantins. O encontro contou com a presença de representantes do governo do
Estado, presidentes de federações, sindicatos, associações e deputados
estaduais, entre eles Eduardo Mantoan (PSDB).
“O Tocantins tem no agronegócio a sua principal força econômica. Tenho orgulho de ser o representante deste setor na assembleia legislativa, tendo apoio de líderes do setor primário e da indústria. Entendo que agroindustrializar é potencializar aquilo que já estamos bem, além de agregar valor, gerar empregos e promover o desenvolvimento estadual”, disse o parlamentar.
Além disso, o deputado Mantoan ressaltou que as políticas públicas devem caminhar em sinergia, sem que haja prejuízos para a indústria, muito menos para o produtor. “Devemos trabalhar para um Tocantins competitivo em todas as fases da cadeia produtiva. Coloco o meu mandato à disposição de todo o setor produtivo para fortalecer a nossa economia, nossos produtores e nossas indústrias”.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Roberto Pires, destacou a capacidade que a indústria tem de transformar o Estado com suas potencialidades. “O Tocantins é o 14º exportador do país, sendo 80% de soja e carne. Mas quando se exporta commodities, exporta também emprego. Então, é importante que a gente consiga políticas públicas que possam atrair capitais especialmente para a indústria da transformação de insumos, que é a vocação do nosso Estado”.
A FPA é de autoria do deputado estadual Eduardo Fortes e pretende integrar os parlamentares ao setor da agroindústria do Tocantins.