No Dia da Educação, Amélio Cayres defende acesso ao ensino nos 139 municípios do Tocantins
Há mais de 15 anos, o deputado estadual Amélio Cayres trava lutas em defesa da educação em todos os cantos do Tocantins. Neste 28 de abril, Dia Nacional da Educação, o parlamentar e atual presidente da Assembleia Legislativa (Aleto) reforça a importância da educação para transformar a realidade dos tocantinenses e, consequentemente, de toda a sociedade.
“O acesso à educação em todos os rincões deste Estado é o que precisamos para dar oportunidade aos pescadores, filho de quebradeira de coco, filha de vaqueiro, então trabalhamos para conseguir a oferta de ensino básico até o superior em todos os 139 municípios”, explicou o parlamentar.
Amélio Cayres é autor de diversos requerimentos para melhorias na qualidade de ensino, como um pedido de 2019 para transformar a Escola Estadual Vicente Carlos de Sousa, no município de Buriti do Tocantins, em uma Escola Cívico Militar. Ele também requereu a instalação da Escola Militar Estadual no ensino fundamental para o município de Goiatins.
O parlamentar também foi um dos precursores da luta pela implantação do campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Augustinópolis, atuando diretamente para a expansão da oferta do ensino superior público na região, com requerimentos desde 2014 solicitando a implantação do campus e, posteriormente, instalação do curso de Medicina no município, destinando emendas legislativas para equipar o novo curso. Amélio também foi relator de matérias legislativas relacionadas aos campus da Unitins em Dianópolis e Araguatins.
Também com foco na educação, Amélio vem trabalhando para levar ao Bico do Papagaio a instalação de um polo da Unirg em Araguatins. O parlamentar é autor do requerimento, apresentado ainda em abril de 2021, para implantar um polo no Município, e tem feito articulações com os órgãos estaduais e a Universidade de Gurupi para garantir esta conquista aos estudantes da região.