Halum comemora inauguração de Frigorífico em Araguaína

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Descerramento da placa
Foi inaugurado no sábado, dia 02, com investimentos estimados em R$ 4 milhões, o Frigorífico Aragotins. Localizado na cidade de Araguaína, o empreendimento tem capacidade de abate diário de 360 reses e a meta de ampliar a produção para 600 reses/dia. A expectativa é sejam gerados cerca de 200 empregos diretos e outros 200 indiretos com a ativação do frigorífico. A solenidade que marcou a inauguração no Frigorífico Aragotins foi bastante prestigiada e contou com as presenças do vice-governador do estado do Maranhão, Jura Filho (PMDB), do governador Marcelo Miranda (PMDB), do presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), dos deputados Palmeri Bezerra (PMDB), Valuar Barros (PFL) e Walfredo Reis (PPS), da prefeita de Araguaina, Valderez Castelo Branco (PFL), além de diversas lideranças regionais e chefes de autarquias. O presidente da Assembléia, deputado César Halum, explicou, em seu pronunciamento, que, para aumentar a competitividade, é preciso aumentar o número de unidades frigoríficas, e com isso melhorar o preço. "Temos que trabalhar cada vez mais por um mercado competitivo e o Tocantins precisa entrar definitivamente na luta direta pela exportação de seus produtos. Hoje nós exportamos, mas de uma forma indireta. Cedemos a nossa carne a um outro frigorífico exportador que manda a nossa carne lá pra fora", salientou Halum, que defende uma ação mais direta dos produtores, no que diz respeito à cadeia produtiva da carne no Tocantins, para torná-la mais competitiva. O deputado comemorou a vinda do frigorífico para o Tocantins: "O Frigorífico irá contribuir muito para o crescimento e desenvolvimento do Estado", destacou Halum ao parabenizar o governador Marcelo Miranda pela política de incentivo que têm atraído cada vez mais empresas para o Estado. O governador Marcelo Miranda também apontou os incentivos concedidos às empresas como um dos fatores responsáveis pela atração de indústrias e o conseqüente aquecimento na economia do Tocantins. "Quando se tem a política de incentivo moderno, capaz de atrair empresas com responsabilidade social e ambiental, o resultado é esse: geração de empregos, exportação em larga escala do lucro da expansão e da criação de novas oportunidades", destacou o governador. Atualmente o estado do Tocantins conta com quinze frigoríficos ativos, responsáveis pela exportação de carne para 20 países da América Latina, África, Ásia, Oriente Médio e Extremo Oriente.