“Temos pronúncias diferentes, mas o objetivo é o mesmo”, diz presidente da Aleto na abertura da UPM

Por Lauane dos Santos
16/05/2023 10h29 - Publicado há 11 meses
Tocantins sedia a programação da UPM até o dia 17, com Assembleia Geral e eleição da diretoria.
Koró Rocha/Dicom Aleto / HD

Durante a abertura da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) , sediada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) na noite desta segunda-feira, 15, o presidente da Casa de Leis, deputado Amélio Cayres, frisou a importância da integração entre os parlamentares brasileiros e representantes de outros países como a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

“Em nome do parlamento tocantinense, damos as boas-vindas a todos os integrantes que compõem este grupo ao nosso Estado e também à Casa do Povo. Podemos ter pronúncias diferentes, mas o objetivo é um só: colher frutos que possam cada vez mais fortalecer a nossa gente e honrar a posição que nós temos graças a comunidade que nos elegeu”, destacou o presidente.

O chefe do Legislativo tocantinense deu ênfase a troca de experiências e discussões que levam a mudanças sociais significativas nos países da América Latina e Mercosul. “Abrimos as portas para receber a assembleia geral ordinária da UPM com estes quatro países vizinhos e irmãos para discutir assuntos de interesse em comum de cada povo integrante. Nós entendemos que é importante esta troca de experiências e de ideias, além de fazer este intercâmbio, pois o intuito é contribuir e melhorar a vida dos cidadãos destes países e integrá-los”, complementou Amélio Cayres.

A solenidade de abertura também contou com a presença do atual presidente da UPM, senador pela Argentina, Alejandro Cellillo, vice-presidente da UPM pelo Brasil e deputado estadual tocantinense, Valdemar Júnior, diretores e representantes da União pelo Chile, Uruguai e Argentina, vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, representando o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), bem como demais deputados estaduais e autoridades municipais.

O Tocantins sedia a programação da UPM entre os dias 15 e 17, com Assembleia Geral Ordinária e eleição da diretoria, além de palestras sobre Tributação no Mercosul, Câmbios Climáticos e Criação de Geoparque no Mercosul, bem como visita institucional à Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).