Caravana lota Câmara Municipal de Gurupi de artistas, vereadores e gestores municipais

Por Rubens Gonçalves
25/05/2023 20h19 - Publicado há 11 meses
A coordenadora de projetos da Escola do Legislativo falou da importância da Lei Paulo Gustavo
José Neto (Maradona) / HD

A Câmara Municipal de Gurupi ficou lotada de artistas, gestores culturais municipais e vereadores da região sul do estado, que se reuniram para receber informações sobre a Lei Paulo Gustavo.

As informações foram apresentadas nesta quinta-feira, 24, pela equipe da Escola do Legislativo e do Comitê Nacional Paulo Gustavo, representado no Tocantins pelo ator e ativista cultural Cícero Belém.

Principal cidade da região sul, Gurupi foi a terceira cidade a sediar a Caravana, que já passou por Augustinópolis e Araguaína, na região do Bico do Papagaio e norte, respectivamente.

Uma das participantes do evento, Amanda Costa, secretária Municipal de Cultura e Turismo de Gurupi, destacou principalmente a palestra sobre desenvolvimento de projetos para artistas. “O resultado final foi muito positivo, porque a intenção é captar e aplicar todos os recursos que serão disponibilizados [pelo Ministério da Cultura]", explicou ela. A gestora representou a prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

A gestora municipal referiu-se à palestra proferida pela coreógrafa e servidora da Escola do Legislativo, Meire Maria Monteiro, que enfatizou que os legisladores municipais são "o meio" e os artistas são "o fim", ou seja, o foco principal da referida lei.

“A Caravana Legislativa é uma forma de integração, ou seja, de empoderamento dos legisladores municipais, mas a lei [Paulo Gustavo] tem essa particularidade: nada pode ser feito sem consultar a sociedade civil, daí a importância da participação dos criadores culturais”, explicou, destacando o sucesso da iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com o Comitê Gestor Paulo Gustavo e a Unitins.

Segundo o comediante Vinicius Martins, os recursos dessa lei são "um verdadeiro alívio" para a comunidade artística. "O incentivo trazido pela [Lei] Paulo Gustavo era muito aguardado pelos artistas. É um fomento à produção cultural de Gurupi, no Tocantins, e de todo o país."

Próximas cidades

A Caravana Legislativa Paulo Gustavo chegará a Dianópolis, principal cidade da região sudeste do estado, nesta quinta-feira, 25, e a Mateiros, no Jalapão, no sábado, 27.

Lei Paulo Gustavo Lei

A Lei Paulo Gustavo prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal para ações emergenciais voltadas ao combate e mitigação dos efeitos da pandemia de Covid-19 no setor cultural. O nome é uma homenagem ao ator e comediante Paulo Gustavo, que foi vítima da doença e faleceu em maio de 2021, aos 42 anos.

O repasse para o estado do Tocantins será de R$ 41.377.715,65. Desse valor, o repasse aos municípios será de R$ 16.217.729,30.