Aleto realiza sessão solene em comemoração ao Dia do Enfermeiro

26/05/2023 16h37 - Publicado há 10 meses
Enfermagem foi homenageada pela Assembleia Legislativa
Isis de Oliveira / HD

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) realizou na manhã desta quinta-feira, 25, sessão solene em comemoração ao Dia do Enfermeiro. O requerimento é de autoria da deputada Professora Janadi Valcari (PL).

Prestigiaram o evento os deputados Amélio Cayres (Republicanos), presidente da Aleto; Júnior Geo (PSC); Gipão (PL); Luciano Oliveira (PSD); Moisemar Marinho (PSB); Eduardo Fortes (PSD) e Nilton Franco (Republicanos).

Homenagens

Foram homenageadas pela Aleto na ocasião Luana Bispo Ribeiro, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins - Coren; Joseane Araújo Franco, Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seção do Tocantins; Franciane Fernandes da Silva, enfermeira; Gilmara dos Santos Costa, enfermeira; Simony Dias de Morais dos Santos, enfermeira e Ilzenete da Silva Vasconcelos, técnica em enfermagem.

Em seu pronunciamento, a deputada Professora Janadi Valcari, que presidiu a sessão, disse que a enfermagem forma um grupo especial que tem o poder de mudar a vida das pessoas com sua atuação. “Trabalham diariamente para levar cuidados e alívio da dor a pacientes e familiares, são a mão amorosa que nos sustenta nos momentos mais difíceis, têm compaixão, empatia, ética e dedicação. São guardiões da dignidade humana e a pandemia destacou ainda mais a importância da enfermagem, arriscando suas próprias vidas para salvar a vida dos outros”, destacou a deputada.

Janadi afirmou ainda que vai continuar lutando pelo pagamento do novo piso salarial da enfermagem, bem como pela igualdade da carga horária entre contratados e efetivos e repouso digno, hipotecando apoio essa luta.

Os representantes da classe homenageada que fizeram uso do palavra, a enfermeira Simony Dias de Morais dos Santos, a presidente do Coren, Luana Bispo Ribeiro, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – seção Tocantins, Joseane Araújo Franco, foram unânimes em agradecer a deputada Professora Janadi pela iniciativa, demonstrando reconhecimento e respeito pela classe. Foram unânimes também em solicitar apoio na implementação do piso salarial da enfermagem, aprovado pelo Congresso Nacional, e no fortalecimento da categoria e melhoria nas condições de trabalho, como a jornada de 30 horas e repouso digno.

Luana Bispo Ribeiro ofereceu a homenagem recebida pela classe na Assembleia Legislativa, a todos os profissionais que foram ceifados durante a pandemia Covid-19.

Ao final da sessão, todos os presentes se posicionaram em frente à mesa diretora dos trabalhos da Aleto, para a tradicional foto de confraternização.