Parlamentares homenageiam pioneiros de Palmas

26/05/2023 17h22 - Publicado há 10 meses
Pioneiros são homenageados em Sessão Solene na Aleto
Koró Rocha / HD

A Sessão Solene em homenagem aos 34 anos da Capital - presidida pelo deputado Professor Júnior Geo (PSC), autor do requerimento que a solicitou - reuniu nesta quinta-feira, 25, no Plenário da Assembleia Legislativa secretários municipais e estaduais, vereadores, representantes de entidades, lideranças políticas e religiosas, estudantes e a sociedade em geral.

Foram homenageados o presidente da Fieto, Roberto Pires, o secretário municipal Hiram Melchiades, o pastor Francisco Novaes, a madre Maria Letícia Oliveira, e os empresários Oneildo Valadares, Maria de Fátima de Jesus, José de Paula da Silva e Sauer Favilla. As indicações foram dos deputados Luciano Oliveira, Eduardo Mantoan e Junior Geo.

Também receberam homenagens os primeiros cidadãos nascidos em Palmas: Amanda Cristina Oliveira e Palméryo Campos. Fenelon Barbosa, primeiro prefeito de Palmas, que no ato solene foi representado pela sua filha, a secretária de Estado Berenice Barbosa, também foi homenageado.

Os empresários Roberto Pires e Maria de Fátima de Jesus fizeram uso da palavra e agradeceram o reconhecimento da Casa pelo trabalho realizado por eles na Capital, ao longo desses anos. Pires enfatizou o crescimento industrial e comercial de Palmas como fatores importantes para a geração de empregos e prometeu continuar trabalhando para o desenvolvimento econômico da região.

Discursos

Na sequência dos discursos, a prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan elogiou a iniciativa do Parlamento pela homenagem a Palmas e a seus pioneiros. Falou dos avanços da cidade nas áreas de serviços públicos e privados com a abertura de novas empresas e comércios. Na Educação, comemorou os índices do IDEB e anunciou um pacote de obras, a exemplo da construção de novas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal, novo parque na região Sul e uma nova estrutura de pavimentação na LO-09.

Parlamentares

A deputada Janad Valcari (PL) fez questão de apontar os pioneiros de Palmas como protagonistas da história da cidade. A parlamentar reafirmou a sua admiração aos primeiros desbravadores que investiram e acreditaram na Capital como um lugar promissor.

O deputado Eduardo Mantoan (PSDB) também exaltou o papel dos pioneiros para o progresso de Palmas e mencionou as experiências vividas na Capital como advogado, pastor e agora como parlamentar. Mantoan pontuou alguns avanços de Palmas na gestão da prefeita Cinthia e manifestou o orgulho em poder também colaborar com a cidade, enquanto deputado.

Ao final, Júnior Geo destacou que Palmas é geradora de oportunidades para todos que buscam formação acadêmica, crescimento intelectual e profissional. Para Geo, o Parlamento também tem ajudado em projetos nesse sentido, na preparação de estudantes para vestibular, concursos públicos e cursos profissionalizantes, por meio da Escola do Legislativo e na cobrança por mais vagas em concursos públicos.