Diretor do Dertins apresenta obras do Governo na AL

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Atendendo a requerimento do deputado José Augusto (PMDB), o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens do Tocantins (Dertins), Ataíde de Oliveira, apresentou aos deputados, na sessão ordinária desta terça-feira, dia 21, as obras realizadas, as em andamento e os projetos do órgão no período de 2003/2005. Os dados apresentados demonstram que foram executados, no atual governo, 794,41 quilômetros de rodovias pavimentadas, o que supera a marca dos governos anteriores. O relatório apresentado mostra que, em 2003 foram investidos R$ 335 milhões no fortalecimento da malha rodoviária estadual, executados 550 quilômetros de terraplanagem e 437,79 de asfalto em 39 rodovias, num total de 1.628 quilômetros. Neste período, foram construídas, ainda, 50 pontes de concreto armado. Ataíde fez questão de mostrar aos parlamentares os números dos Dertins que se referem à manutenção e à conservação de rodovias não pavimentadas estaduais e municipais, construção de cacimbas, bueiros, pontes de madeira e a outros benefícios realizados no período. Já durante o ano passado, segundo os dados do órgão, foram investidos R$ 253,5 milhões no Programa Pavimentar para Melhorar, executados 332 quilômetros de terraplanagem e 356,62 quilômetros de asfalto em 37 trechos de rodovias que totalizam 1.561 quilômetros. Em relação à obras de artes, foram construídas 53 pontes de concreto armado, com recursos do Banco Mediocrédito Centrale S.p.A e do Tesouro Estadual. Destaca-se ainda, durante o ano de 2004, a assinatura de acordo de empréstimo do Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável(PDRS) entre o Governo do Estado e o Banco Mundial que prevê a aplicação de US$ 100 milhões em 67 municípios, abrangendo as regiões do Bico do Papagaio, Nordeste, Jalapão e Sudeste. Ataíde explicou ainda que, em 2005, o Governo está trabalhando em 22 trechos na execução de terraplanagem e pavimentação asfáltica de rodovias que totalizam 1.148,16 quilômetros e que 280 metros de pontes de concreto armado estão sendo fiscalizados por técnicos do Dertins. Ele citou também que, na área de apoio aos municípios, o Governo, através das patrulhas mecanizadas das residências rodoviárias do Dertins, já efetuou diversos serviços como terraplanagem, patrolamento para munutenção de rodovias vicinais, tapa-buracos, limpeza e transporte de entulhos em 75 municípios e outros. Ao final o presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), agradeceu a disposição do diretor do Dertins em comparecer ao plenário da Casa e disse que a iniciativa foi oportuna, diante da campanha de grupos oposicionistas que tentam minimizar as ações da atual administração. Ele argumentou que todas as administrações fizeram muitas obras no Estado, mas essas iniciativas de alguns setores que insistem em criticar o Governo não encontram sustentação diante dos fatos.