Mantoan parabeniza prefeitura de Palmas por usina fotovoltaica e é parceiro do tema na Aleto

Por Ascom deputado Mantoan
06/06/2023 16h32 - Publicado há 10 meses
Deputado Mantoan participa da abertura do 2º Encontro Nacional ICLEI Brasil
Deputado Mantoan participa da abertura do 2º Encontro Nacional ICLEI Brasil
Mirdad / HD

Durante abertura do Segundo Encontro Nacional ICLEI Brasil: Cidades Sustentáveis, realizado no Parque do Povo, em Palmas, de 6 a 8 de junho, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) parabenizou a prefeitura da capital por anunciar instalação de uma usina fotovoltaica na cidade que, quando estiver funcionando a pleno, produzirá 3 megawatts.

“Um dos grandes momentos deste evento será a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma usina fotovoltaica com capacidade de gerar 3 megawatts de energia. Somada ao 1,5 megawatt que o município já produz, teremos capacidade de abastecer toda a estrutura pública municipal com energia solar e, no futuro, até abastecer ônibus elétricos do transporte coletivo”, ressaltou o deputado, ao destacar que teve a honra de ajudar a prefeita Cinthia Ribeiro a estruturar o projeto na época na qual era Secretário Municipal de Relações Institucionais.

 O parlamentar fez uma firme defesa da importância da energia solar, ressaltando que o evento debate corretamente o Programa de Transição Energética. Ele destacou que no Brasil, atualmente, apenas 13% da energia gerada é solar. “O Brasil, o Tocantins e reconheço, sim, a própria cidade de Palmas ainda estão muito aquém do seu potencial de energia solar, embora cada vez mais seja um mercado em crescimento. No nosso país, pouco mais de 13% da energia elétrica gerada é solar. Contem comigo para aumentar esses números”, salientou.

 O deputado ainda se colocou como um parceiro do tema na Assembleia Legislativa, garantindo que todas as iniciativas com objetivo de expandir o uso de energia solar no Tocantins terão seu apoio. “Agora tenho a honra de estar deputado estadual na Assembleia Legislativa. Lá na Casa de Leis, serei um parceiro de iniciativas em prol de novas fontes de energia”, frisou o parlamentar, antes de lembrar que a China, antes conhecida mundialmente por ser uma poluidora, já conta com grandes cidades abastecidas quase que 100% apenas com energia solar.

 O deputado também enalteceu o cuidado com os parques e praças de Palmas, ressaltando que a cidade sempre tratou de aliar o desenvolvimento em infraestrutura, com a proteção do meio ambiente. “No mundo moderno, isso é um imperativo. Desenvolvimento com avanços na infraestrutura têm de vir acompanhadas do cuidado do meio ambiente”, finalizou.

 Conheça melhor o ICLEI

Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, influenciamos as políticas de sustentabilidade e impulsionamos a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A rede e equipe de especialistas trabalham juntos oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS