Eduardo Mantoan pede que governo crie plano de incentivos para fixar médicos no interior

Por Ascom deputado Mantoan
07/06/2023 14h50 - Publicado há 10 meses
Deputado Mantoan apresenta solução para falta de médicos especialistas no interior
Deputado Mantoan apresenta solução para falta de médicos especialistas no interior
Ísis Oliveira / HD

A elaboração de um plano de incentivo e medidas para a fixação de médicos especialistas nos hospitais regionais da Rede Estadual. É isso que pede o requerimento apresentado pelo deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), na Assembleia Legislativa.

A falta de especialistas nos hospitais do interior, sobretudo os mais distantes das grandes cidades do Tocantins, é um problema histórico do Estado e foi abordada por diversas vezes na audiência pública sobre saúde realizada pelo Legislativo Estadual, na segunda-feira.

“É de conhecimento público que as cidades do interior frequentemente enfrentam desafios na atração e retenção de médicos especialistas, o que resulta em lacunas na prestação de serviços de saúde essenciais. Essa situação acarreta dificuldades de acesso aos cuidados médicos adequados, sobrecarga dos poucos profissionais disponíveis e, consequentemente, impacto negativo na qualidade de vida e na saúde da população local”, destaca parte do texto da justificativa do requerimento de Mantoan.

Segundo o deputado, a importância de contar com médicos especialistas nas cidades do interior não se restringe apenas à resolução de casos complexos, mas também à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento adequado de doenças que exigem um conhecimento técnico e experiência específica. “A presença desses profissionais contribui para a redução do deslocamento de pacientes para centros urbanos, aliviando as demandas sobre os sistemas de saúde, como ocorre no HGP, e melhorando o atendimento local”, enfatiza o parlamentar.

Por isso, Mantoan afirma que é fundamental o Estado adotar medidas efetivas para incentivar a fixação de médicos especialistas nos hospitais regionais dos mais diversos portes. “A construção de um plano abrangente, com estratégias bem definidas, é essencial para atrair e reter esses profissionais, oferecendo-lhes condições de trabalho adequadas, remuneração justa, oportunidades de capacitação e valorização da carreira médica no interior”, ressalta o parlamentar.

No texto do requerimento, o deputado pede que o expediente seja enviado ao governador e aos secretários da Saúde e da Administração.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS