Deputado Mantoan propõe plano de incentivos para atrair médicos especialistas ao interior do Estado

Por Ascom deputado Mantoan/Rubens Gonçalves
13/06/2023 16h45 - Publicado há 10 meses
Parlamentar apresenta solução para problema que aflige Saúde no interior do Estado
Parlamentar apresenta solução para problema que aflige Saúde no interior do Estado
Isis Oliveira / HD

O deputado Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou um requerimento nesta terça-feira, 6, no qual solicita ao Poder Executivo a elaboração de um plano de incentivo e medidas para atrair médicos especialistas e garantir sua permanência nos hospitais regionais da rede estadual.

Segundo o parlamentar, a falta de especialistas nesses hospitais, especialmente aqueles localizados em áreas remotas do Tocantins, tem sido um problema constante no Estado e foi discutida em uma audiência pública sobre Saúde, realizada por esta Casa de Leis na última segunda-feira, 5.

De acordo com o documento, as cidades do interior frequentemente enfrentam dificuldades em atrair e manter médicos especialistas, o que resulta na falta de serviços essenciais de saúde. Isso leva à dificuldade de acesso a cuidados médicos adequados, sobrecarrega os poucos profissionais disponíveis e impacta negativamente a qualidade de vida e a saúde da população local.

Segundo o deputado, a presença de médicos especialistas nas cidades do interior é fundamental não apenas para resolver casos complexos, mas também para a prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento adequado de doenças que exigem conhecimento técnico e experiência específica.

Mantoan ressalta que a presença desses profissionais contribui para reduzir o deslocamento de pacientes para centros urbanos, aliviando a demanda sobre os sistemas de saúde e melhorando o atendimento local. “A construção de um plano abrangente, com estratégias bem definidas, é essencial para atrair e reter esses profissionais, oferecendo-lhes condições de trabalho adequadas, remuneração justa, oportunidades de capacitação e valorização da carreira médica no interior”, ressaltou o parlamentar.