César Halum prestigia fóruns regionais de vereadores

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Presidente Cesar Halum
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), participou, neste final de semana, de dois fóruns regionais de vereadores do Tocantins. O primeiro aconteceu em Colinas, onde reuniu legisladores de cerca de 30 municípios. Araguatins, que fica na região do Bico do Papagaio, foi a sede do segundo encontro que contou com representantes de 25 câmaras municipais. A iniciativa da União dos Vereadores do Tocantins (UVT) tem o objetivo de capacitar os vereadores que, em sua maioria, estão no primeiro mandato. "A UVT pretende levar informação e promover a integração da classe legislativa, discutindo o verdadeiro papel do parlamentar no contexto político dos municípios, do Estado e do Brasil", alerta o presidente da entidade, vereador Ismael Freire Cavalcante (PSC). Quatro temas foram debatidos nas palestras realizadas nos dois fóruns. Numa delas, o superintende da União dos Vereadores do Brasil, José Escobar Cavalcanti, falou sobre "O Papel do Vereador", esclarecendo os direitos e obrigações deste segmento político. Outro tema que foi discutido pela assistente social do Ministério Público, Mônica Brito, tratou da importância do Conselho Tutelar e do gerenciamento dos recursos destinados aos conselhos municipais dos Direitos da Criança e Adolescente. O auditor de contas Orlando Alves da Silva ministrou a palestra "Ordenador de despesas e Lei de Responsabilidade Fiscal". O objetivo foi ensinar os participantes a administrarem os recursos financeiros das câmaras, adequando-os à LRF, e conscientizar os ordenadores sobre a importância do funcionamento do controle interno. A polêmica cobrança do INSS dos vereadores foi o tema que encerrou os seminários. Para o presidente César Halum que acredita que "o legislador é o maior símbolo democrático de representação popular", esses fóruns são o instrumento fortalecedor para adquirir maior conhecimento e conquistar o próprio espaço na política.