Deputado Luciano defende criação de fundo para fortalecer agricultura familiar no Tocantins
Caso seja implementado, o Fundo poderá disponibilizar financiamentos para os agricultores e desenvolver programas de capacitação.
No intuito de impulsionar o desenvolvimento e aprimorar a agricultura familiar no Tocantins, o deputado estadual Luciano Oliveira (PSD) apresentou um requerimento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 13, para a criação e implantação do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar no Tocantins.
A proposta visa fortalecer e incentivar a agricultura familiar, que possui aproximadamente 42 mil famílias no estado, distribuídas em 540 assentamentos. Segundo dados do IBGE, MDA e Seagro, a agricultura familiar gera cerca de 120 mil postos de trabalho e contribui com 40% do valor bruto da produção agropecuária.
Os dados apontam ainda que a agricultura familiar ocupa 50% das terras destinadas às atividades agrárias no Tocantins, sendo responsáveis por produzir cerca de 70% dos alimentos consumidos no país, como farinha de mandioca, arroz, leite, frutas e carnes. O parlamentar justificou a proposta explicando que “apesar da predominância do agronegócio nas propriedades tecnologicamente equipadas, é a agricultura familiar que garante o abastecimento alimentar das famílias tocantinenses”.
Para Luciano Oliveira a criação do fundo é uma oportunidade de fortalecer os agricultores familiares. “Vamos promover a geração de renda no campo e contribuir para a redução das desigualdades sociais. Além disso, a iniciativa visa valorizar a produção sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente”, disse.
O fundo poderá disponibilizar financiamentos para os agricultores, implementar programas de capacitação, oferecer assistência técnica especializada e preservar a cultura agrícola local.