“Dia de ouvir muito e falar pouco”, afirma presidente da Aleto durante plenária do PPA Nacional
“Que país você quer para os próximos quatro anos?”. Esse é o lema que dá forma à plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo do Governo Federal no Tocantins nesta sexta-feira, 16. O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), participou do evento, realizado na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, para ouvir as demandas e propostas da população tocantinense.
Representando todo o parlamento estadual, Amélio Cayres citou a inauguração de uma das obras federais com grande impacto no Tocantins. “Estendo meus cumprimentos ao presidente Lula que está inaugurando [nesta sexta-feira] uma das mais importantes, senão a mais importante, obra do Tocantins, que é a Ferrovia Norte Sul, que atravessa todo nosso Estado”, explicou.
O chefe do Legislativo também trouxe como demanda a ser discutida no PPA Federal a viabilização da Hidrovia Araguaia Tocantins que levará grandes benefícios à região do Bico do Papagaio. “Destaco como demanda a implantação da Hidrovia Araguaia Tocantins, pois a hidrovia hoje é o transporte mais barato do Brasil e nós temos um Estado banhado pelos rios Araguaia e Tocantins. Então peço que possa ser inserido no PPA Nacional a hidrovia, através da quebra do Pedral do Lourenço, para que possamos implantar a Porto de Praia Norte no Bico do Papagaio”, explicou o parlamentar.
Sobre a participação social efetiva, o deputado Amélio também frisou a abertura da Casa de Leis para com os movimentos. “Hoje é dia de ouvir muito e falar pouco, pois são vocês que devem definir as demandas prioritárias, mas quero ressaltar que criamos diversas frentes parlamentares nesta gestão e trago a sugestão para que todos os movimentos sociais possam nos procurar a fim de criar na Assembleia Legislativa novas frentes parlamentares para discutir e buscar melhorias para a vida de todos”, assegurou.
O presidente da Casa de Leis finalizou o discurso afirmando que “por mais que haja diferenças entre ideias e segmentos, o intuito é convergir e fazer o melhor para o Brasil e para o Tocantins”. Ele ainda agradeceu e parabenizou o governador Wanderlei Barbosa pela atenção e prioridade dada ao PPA. “Temos um governador tocantinense que conhece a fundo as necessidades do Estado, tanto que criou as secretarias da Mulher e dos Povos Originários, e isso ajuda muito para que o povo possa realmente se ver nos projetos de Governo”, completou.
A plenária contou com a presença dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, além de autoridades estaduais e municipais e representantes dos movimentos sociais organizados.