Questões de Geografia e história do TO serão obrigatórias em concursos públicos
O projeto do deputado Professor Júnior Geo (PSC),
que obriga a inclusão de questões de Geografia e História do Tocantins nas
provas objetivas de concursos públicos estaduais foi aprovado nesta
terça-feira, 20. A proposta visa explorar melhor o conteúdo das disciplinas e
ampliar o conhecimento de estudantes nessas áreas.
O uso de equipamentos de segurança nas atividades de rodeio, especialmente em apresentações ou disputas de montaria em touros e cavalos, também poderá ser obrigatório. O projeto que obriga peões a usarem capacetes e coletes em competições de rodeios no Tocantins foi aprovado. O deputado Ivory de Lira (PCdoB) é autor da proposta, que tem como objetivo reforçar a proteção dos competidores.
Além dos projetos, os parlamentares aprovaram também 98 requerimentos. Um deles, de autoria do deputado Wiston Gomes (PSD), solicita uma audiência pública para tratar sobre as arrecadações e títulos definitivos anulados em todo o Estado, a partir de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A criação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Bico do Papagaio (AgroBico) também foi sugerida pelo parlamentar.
A reforma de ginásios de esportes nos munícipios de Santa Tereza e Brasilândia foram solicitados pelos deputados Cleiton Cardoso (Republicanos) e Luciano Oliveira (PSD), respectivamente. Moisemar Marinho (PSB) requer a implantação de Posto do Detran, em Itaguatins, e a deputada Vanda Monteiro (UB) solicita para Miracema do Tocantins, uma delegacia especializada de atendimento à mulher.
A implantação de um posto da Adapec em Filadélfia foi sugerida pelo deputado Gipão (PL). Já Gutierres Torquato (PDT) solicita uma Unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no munícipio de Miracema do Tocantins.
Outros parlamentares que tiveram requerimentos aprovados foram Jair Farias (UB), Leo Barbosa (Republicanos), Professora Janad Valcari (PL), Fabion Gomes (PL), Eduardo Mantoan (PSDB), Jorge Frederico (Republicanos), Eduardo Fortes (PSD) e Marcus Marcelo (PL).