Reitor da UFT apresenta contas na AL

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Barbiero presta contas na AL
Atendendo a requerimento do deputado José Santana (PT), o reitor da UFT (Universidade Federal do Estado do Tocantins), Alan Barbiero, compareceu, hoje, dia 8, ao plenário da Assembléia Legislativa para apresentar ao Parlamento o relatório de gestão com as ações realizadas pela instituição no ano passado. Barbiero foi nomeado, pelo presidente Lula, reitor da UFT no dia 3 de julho de 2004. Até então ele exercia a atividade na condição de pro-tempore. Alan Barbiero disse que a sua gestão é calcada em cinco princípios básicos que são a democracia, quando a instituição se caracteriza como o principal espaço para a liberdade, a autonomia universitária, a transparência administrativa, o compromisso social e o saber crítico, que visa despertar o princípio da pertinência social ao processo educacional, à produção científica, filosófica, artística e tecnológica. Dificuldades O reitor explicou que as principais dificuldades em 2004 dizem respeito aos desafios da consolidação da própria instituição. Foram realizadas obras e adquiridos equipamentos para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão. Outros desafios foram a informatização da universidade, a ampliação do acervo das bibliotecas, a contratação de professores, através de concurso público, e a criação do programa de estágios que garante a permanência e melhora a formação do estudante. Outras conquistas foram a criação da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins e a implantação do UFT sem Fronteiras, que permite o intercâmbio com instituições de outros países. Alan Barbiero disse que, no período, foram realizadas obras nos sete campi da instituição, Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Miracema, Arraias e Tocantinópolis, e que todos dispõem de servidores de internet. Além disso, ele afirmou que a sua gestão tem procurado buscar bases sólidas para a pesquisa e a pós-graduação que conta, atualmente, com 180 projetos de professores cadastrados e podem ser visualizados no site da UFT. Barbiero lembrou, ainda, que o mestrado em Ciências do Ambiente foi recredenciado por mais três anos junto ao Ministério da Educação e, em Gurupi, os professores do curso de Engenharia Agronômica estão trabalhando para a criação de um mestrado em Produção Vegetal, cujo projeto já foi enviado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC. Ao final da exposição o deputado Carlos Henrique Gaguim (sem partido) questionou os baixos salários pagos ao corpo docente da universidade e a possibilidade de criação de curso na área de saúde, principalmente de Medicina. Com relação aos vencimentos o reitor explicou que não depende da gestão da UFT, mas sim de uma política salarial do Governo Federal voltada para o setor. Já um novo curso depende de gestões junto ao Ministério da Educação, ele não vê empecilho se o curso funcionar com as mínimas condições necessárias. Já o deputado Raimundo Moreira (sem partido) questionou a implantação de um campus na cidade de Araguatins. Alan disse que isso depende do Congresso Nacional. Ao final o presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), agradeceu a presença de Alan Barbiero na Casa e classificou a forma de o reitor administrar como democrática e transparente, fatores importantes para o Estado.