Dia Internacional do Meio Ambiente é comemorado com Sessão Solene na AL
A execução do Hino Nacional, pelo coral da Assembléia Legislativa iniciou a sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada nesta manhã do dia 7 no Parlamento. O evento atende à Resolução nº 163, de 22 de novembro de 1995.
Em seguida, o engenheiro agrônomo da ONG "The Nature Conservancy" que atua em 21 países, Henrique Garcia dos Santos, proferiu uma palestra sobre "Conservação de Terra Privada: um Excelente Negócio". Garcia destacou a gestão ambiental tocantinense e suas políticas públicas para a conservação da biodiversidade existente no Estado.
"O Tocantins evolui na política ambiental, quando cria instrumentos de planejamento para reservas legais e áreas degradadas, de gerenciamento de bacias hidrográficas e de outorga do direito do uso da água", comentou o engenheiro.
Outras ações estratégicas apontadas por Henrique Garcia são os mecanismos usados pelos órgãos ambientais que avaliam as paisagens estaduais em suas áreas intactas e em expansão. Segundo ele, "o planejamento via satélite para o cadastro das propriedades preservadas é a ferramenta que facilita o detalhamento dos dados".
Os mecanismos de compensação e regeneração de reservas legais, o manejo adequado do solo e de técnicas de plantio, a certificação ambiental, os incentivos fiscais e tributários e os "corredores ecológicos" foram outros temas abordados na palestra.
Ainda durante a solenidade, o secretário estadual do Meio Ambiente, Lívio William de Carvalho, e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL) também explanaram sobre a importância da consciência da sociedade para a preservação ambiental.
A sessão solene foi bastante prestigiada. Várias autoridades municipais, estaduais e federais marcaram presença no evento. Dentre elas, os secretários municipais de Cultura, Odir Rocha, do Turismo e Meio Ambiente, Egon Just, o prefeito de Palmas, Raul Filho, a secretária-chefe da Casa Civil, Mary Marques, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Dalva Delfino, e o gerente-executivo do Ibama, Natal César Demori, além de representantes de órgãos e autarquias ambientais.