Unale tem novo presidente
O deputado carioca José Cardoso Távora (PSB) foi eleito o novo presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais durante a IX Conferência da Unale que aconteceu entre os dias 25 e 28 na Costa do Sauípe, localizada a 80 quilômetros de Salvador, Bahia.
Pela primeira vez nos 10 anos de existência da Unale a eleição para a Mesa Diretora não foi de consenso. Este ano a disputa foi voto a voto pelas três chapas concorrentes. Bastante acirrada, a eleição foi definida por um voto de diferença a favor do deputado José Távora. O ex-presidente da entidade, deputado Leal Júnior (PFL), do Piauí, obteve 68 votos e o deputado tocantinense Carlos Henrique Gaguim (sem partido), 26.
O principal tema abordado durante a IX Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais foi O Pacto Federativo e teve como palestrante o governador baiano Paulo Souto. Outro assunto em pauta foi O desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Várias autoridades políticas do cenário nacional participaram do evento. Dentre elas, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, os senadores Haráclito Fortes, do Piauí, Efraim Moraes, da Paraíba, Serys Slhessarenko, do Mato Grosso, o deputado federal por Minas Gerais, Paulo Delgado, e os governadores do Amazonas, Eduardo Braga, e do Piauí, José Wellington.
A delegação dos parlamentares tocantinenses foi uma das maiores, com a presença de 14 deputados. Além do presidente do Legislativo do Tocantins, deputado César Halum (PFL), também estiveram na IX Conferência da Unale os deputados Iderval Silva, Carlos Henrique Gaguim, Palmeri Bezerra, Fábio Martins, todos sem partido, Fabion Gomes (PL), Sargento Aragão e Manoel Queiroz, ambos do PPS, Josi Nunes (PMBD) e José Augusto, Valuar Barros, Eduardo do Dertins e Laurez Moreira do PP, além dos diretores de Área de Comunicação Social, Wellington Ribeiro, e Geral, Antônio Lopes Braga Júnior.