Gaguim quer disputar Presidência da Unale
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum(PFL), compôs a delegação tocantinense que participa da IX Conferência da União Nacional dos Legislativos Estaduais, que acontece de 25 a 28 de maio, na Costa do Sauípe, na Bahia. Uma das propostas da delegação tocantinense é a que trata do assessoramento jurídico dos parlamentares.
Ele entende que muitos deputados vem sendo acionados na justiça em função da atuação parlamentar e, por isso, precisam que a entidade se volte para esta questão. César Halum explica que a ferramenta de trabalho do parlamentar é a palavra, no entanto, argumenta que todo pronunciamento polêmico no Tocantins é motivo para uma ação na justiça. Para ele, uma das formas de neutralizar esse problema seria a criação de um orgão de assessoramento jurídico por parte da Unale.
O Deputado disse que uma segunda pretensão da delegação é a Presidência da Unale. Para isso, o deputado Carlos Henrique Gaguim (sem partido) está articulando uma chapa. Halum argumentou que o Tocantins se habilita ao pleito em virtude das participações anteriores no processo de fortalecimento da entidade e, por isso, é natural que a partir de agora queira disputar a Presidência. Ele disse também que o deputado Gaguim tem o apoio de toda a bancada tocantinense.
A delegação do Tocantins é formada pelos deputados César Halum(PFL) Carlos Henrique Gaguim(sem partido), Walfredo Reis(sem partido), Eduardo do Dertins(PP), Fábio Martins(sem partido), Fabion Gomes(PL) Iderval Silva(sem partido), José Augusto(PP), Josi Nunes(PMDB) Júnior Coimbra(PP) Laurez Moreira(PP), Palmeri Bezerra(sem partido), Sargento Aragão(PPS) Valuar Barros(PP) e dos diretores de Comunicação Social, Wellington Ribeiro, e Geral, Antônio Lopes Braga Júnior.