Deputados prestigiam 7ª edição do PPA em Gurupi

Por Penaforte
08/08/2023 17h56 - Publicado há 9 meses
Os parlamentares foram unânimes em defender a ampliação de políticas públicas
Clayton Cristus / HD

Uma comitiva de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, participou nesta sexta-feira, 4, da 7ª Consulta Pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2024-2027), realizada no Centro Médio Bom Jesus, na cidade de Gurupi, região sul do Estado.

O grupo foi composto pelos deputados Gutierres Torquato (PDT), Eduardo do Dertins (Cidadania), Eduardo Fortes (PSD), Léo Barbosa (Republicanos), Valdemar Júnior (Republicanos) e Cláudia Lelis (PV).

Os parlamentares foram unânimes em defender a ampliação de políticas públicas, reforço em infraestrutura urbana e rural, mais apoio ao agronegócio e, por fim, a união de todos os políticos a fim de garantir que as prioridades indicadas pelo povo da região sul sejam contempladas.

Além de Gurupi, a ação incluiu mais 16 cidades da regional sul: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador do Tocantins, Sucupira e Talismã.

O evento contou também com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), do vice-governador Laurez Moreira (PDT), da prefeita de Gurupi, Josi Nunes (União Brasil), além dos deputados federais Carlos Gaguim (União Brasil) e Alexandre Guimarães (PSD). Participaram ainda, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias da região.

PPA

Com o lema "Ouvir para Cuidar", a primeira consulta do atual PPA ocorreu no mês de abril deste ano, em Araguatins, no Bico do Papagaio, norte do Estado.

O PPA é uma lei proposta pelo poder Executivo que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública de forma regionalizada, abrangendo tanto as despesas de capital quanto as relacionadas a programas de duração continuada.

O Plano, elaborado pelo Poder Executivo, precisa ser aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins.

Programação

Incluindo Gurupi, já foram realizadas sete consultas públicas, em diferentes regiões do Estado:  Araguatins, Araguaína, Colinas, Divinópolis, Taguatinga e Dianópolis. As novas edições estão previstas para Pedro Afonso (18) em Novo Acordo (22) e em Palmas (25), todas em agosto.