Valdemar Júnior solicita duplicação de importantes rodovias que dão acesso à Palmas

Por Terciany Lima
08/08/2023 22h38 - Publicado há 9 meses
São as três principais rodovias que ligam a nossa capital a todo o interior do Tocantins.
Silvio Santos / HD

O deputado estadual Valdemar Júnior (republicanos) apresentou três requerimentos, na sessão desta terça-feira, dia (08), solicitando a duplicação de três importantes rodovias que dão acesso à região de Palmas. O pedido foi feito ao governador Wanderlei Barbosa e encaminhado ao presidente da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), Márcio Pinheiro.

Tratam-se da duplicação das rodovias TO-050, nos trechos que liga Palmas a Porto Nacional e Palmas a Lajeado e também da TO-080, que liga Palmas à cidade de Paraíso do Tocantins, demanda da população dessa região, e que se tornou um compromisso do mandato do parlamentar, que encabeçou uma campanha recentemente, em sua rede social, fazendo apelo ao governador Wanderlei Barbosa, que promova a tão sonhada duplicação da TO-050, no trecho que liga Palmas a Porto Nacional, antes de entregá-la ao Governo Federal.

Ambas rodovias possuem um grande tráfego de veículos de caminhões, que fazem o escoamento de tudo que é produzido nas regiões, e também de carros de passeio que passam todos os dias pelos locais, com pessoas que vão de uma cidade a outra, seja a trabalho ou para estudo.

Em sua fala, o deputado explica a importância das rodovias para o Estado, lembrando que ambas são as principais vias de acessos a Palmas. “São as três principais veias artérias que ligam a nossa capital a todo o interior do Tocantins: ao Norte, ao Vale do Araguaia, ao eixo maior de desenvolvimento que é a BR-153, e também às regiões Sul e Sudeste, através da cidade de Porto Nacional”, lembrou.

“Principalmente nesse trecho que trata de Palmas a Porto Nacional, que nós aqui nesta Casa de Leis, federalizamos, transformando a TO-050 em BR-010, disse, acrescentando que é preciso criar uma força tarefa dos 24 deputados, juntamente com a bancada federal e o governador Wanderlei Barbosa, para a  duplicação desse trecho, antes que seja entregue ao Governo Federal. “Eu tenho certeza que na hora que entregarmos, sem a duplicação, esse sonho será adiado por pelo menos 30 a 50 anos”, assegurou.

Ainda com relação à TO-050, no trecho Porto a Palmas, o parlamentar reforçou a importância de buscar recursos para garantir, em breve, a tão sonhada obra de duplicação. “Que se faça com recursos provenientes do Governo do Estado, ou organizados pelo Governo do Estado junto ao Governo Federal, e à bancada federal ou fruto de um desses financiamentos que essa Casa aprovou para o Estado”, destacou o político.

“Vamos gastar ali em torno de mais ou menos R$ 80 milhões. O trecho de Palmas a Taquaralto já está pronto, duplicado. Então resta apenas 45 KM para fazer. Que seja gestado dentro do governo Wanderlei. Se passarmos desse momento, nós podemos esquecer a duplicação nas mãos do governo federal e adiarmos essa vontade nossa aí pelos próximos 50 anos. Então essa é a nossa reivindicação, quero contar aqui com a colaboração de todos os nossos deputados”, finalizou.