Assembleia lança campanha contra a fome no Tocantins

Por Penaforte Dias
09/08/2023 18h25 - Publicado há 1 ano
A campanha é resultado de um requerimento de autoria da deputada Janad Valcari
A campanha é resultado de um requerimento de autoria da deputada Janad Valcari
Clayton Cristus / HD

Com base em dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional de que pelo menos 280 mil tocantinenses vivem em situação de fome ou em algum nível de insegurança alimentar, a Assembleia Legislativa lançou, na manhã desta quarta-feira, 9, a campanha “Tocantins sem Fome”, com a mensagem “Quem tem fome não pode esperar!”.

A proposta é da deputada Janad Valcari (PL), que teve um requerimento aprovado pelos demais deputados, com objetivo de arrecadar alimentos e brinquedos destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Precisamos de ações urgentes e práticas para combater essa situação alarmante no Tocantins.  Só sabe a dor da fome quem já passou”, disse a deputada em discurso emocionado na abertura do evento.

Conforme a proposta, serão disponibilizadas caixas de coletas na sede do Poder Legislativo e demais instituições interessadas em participar com a doação de alimentos. “Pedimos a adesão de todos vocês, pois nossa meta é atender 5 mil famílias com cestas básicas e distribuir 10 mil brinquedos para nossas crianças”, disse Vacari. As doações poderão ser feitas até dia 30 de novembro deste ano.

O evento foi prestigiado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), acompanhado de sua esposa, Geneci Almeida. Para ele, a iniciativa reflete o comprometimento de todos os parlamentares com a assistência social. “Esta Casa está de portas abertas para todas as iniciativas nesse sentido. Podemos mudar essa realidade, pois estamos aqui para cuidar do bem-estar do nosso povo”, disse o chefe do Legislativo estadual.

Também fizeram uso da palavra os deputados Eduardo Fortes (PSD), Nilton Franco (Republicanos), Gutierres Torquato (PDT) e Moisemar Marinho (PSB).