Assembleia Legislativa homenageia Embrapa em sessão solene

Por Elpidio Lopes
13/08/2023 10h05 - Publicado há 8 meses
Homenagem foi proposta pelo deputado Gutierres Torquato (na tribuna)
Clayton Cristus / HD

Realizada na manhã desta quinta-feira, 10, no Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), uma sessão solene em homenagem à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelos seus 50 anos de criação no País, completados em abril, e 14 anos da Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins. A solenidade foi viabilizada após aprovação de um requerimento com esse objetivo, apresentado pelo deputado Gutierres Torquato (PDT).

No início do evento foi apresentado um vídeo institucional da empresa, mostrando suas estruturas, laboratórios, projetos e evolução no tempo.

Como autor do requerimento que solicitou a homenagem, e presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, Gutierres Torquato disse que a Embrapa é sinônimo de investimento e pesquisa. “Quando propus esta homenagem foi por entender a sua importância para a transformação de contexto, através das pesquisas, que nos colocaram em elevado patamar na produção agrícola e pecuária, saímos da roça de toco e passamos a produzir em larga escala”, destacou o parlamentar.

Segundo Gutierres, a Assembleia abrirá sempre as portas para a Embrapa, para sugestões e parcerias com vistas a levar soluções aos quase dois milhões de tocantinenses para cada vez mais se sentirem entusiasmados a investirem no Tocantins, um dos estados de melhor logística e maior potencial para desenvolver.

Foram homenageados pelo Parlamento tocantinense os seguintes pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins: Divozil Gonçalves Cordeiro, Gustavo Azevedo Campos e Marcelo Konsgen Cunha, e os analistas da instituição, Francelino Peteno de Camargo e Luciano do Carmo Rocha.

Em seu pronunciamento, a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luz, destacou, entre outras coisas, a importância da Embrapa no País. Com suas atividades e pesquisas [a Embrapa] levou o Brasil de importador a grande exportador de alimentos”.

Ainda segundo Danielle, um dos eixos da Embrapa é contribuir com dados científicos fidedignos para a formulação, aprimoramento e implementação de políticas públicas na área de produção de alimentos.

Entre as pesquisas da instituição sobre pescado, segundo ela, destacam-se os avanços de conhecimentos e ofertas de soluções para a produção e processamento de duas das principais espécies nativas, o tambaqui e o pirarucu, com melhorias em dados técnicos, econômicos e em produtividade.

Como participantes do evento estiveram ainda os deputados Eduardo Fortes (PSD) e Júnior Geo (PSC); a secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida representando o governador Wanderlei Barbosa; o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas, Carlos Braga, representando a Prefeita Cínthia Ribeiro; e a superintendente Federal da Agricultura e Pecuária no Tocantins, Lires Teresa Ferneda.

Embrapa Pesca e Aquicultura

A Embrapa Pesca e Aquicultura teve sua sede própria inaugurada em maio de 2016. A infraestrutura possui escritórios para as equipes de Pesquisa e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia, Administração, Núcleo de Tecnologia da Informação, Núcleo de Comunicação Organizacional, Secretaria e suas respectivas chefias.

Além disso, o local conta com 14 laboratórios em fase de instalação (Tecnologia do Pescado; Patologia; Histologia e Fisiologia; Biologia; Biotecnologia; Ecofisiologia e Produção Vegetal; Matéria Orgânica do Solo / MOS e Gases de Efeito Estufa / GEE; Química dos Solos; Física dos Solos; Biofísica Ambiental; Qualidade da Água; Bromatologia; Química Analítica; Solos).

A sede funciona em uma área da antiga fazenda Caracol, doada pelo Governo do Estado do Tocantins. Além da estrutura já descrita, a unidade conta com sala multiúso equipada para realização de capacitações, refeitório e área de apoio para empregados terceirizados.

Há, ainda, três campos experimentais em fase de implantação: o Campo Experimental de Aquicultura (Ceaq) e a área experimental do Lago de Palmas, ligados ao Núcleo Temático de Pesca e Aquicultura; e o Campo Experimental de Buritirana, ligado ao Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas.