Gismar visita AL e esclarece situação da saúde no Estado

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
"As dificuldades no setor não são exclusividade do Tocantins, mas estão sendo superadas com a contração de novos médicos". A informação foi dada aos deputados pelo secretário de Estado da Saúde, Gismar Gomes, na manhã desta quarta-feira, no plenário da Assembléia Legislativa. O Secretário compareceu na Casa à convite da Mesa Diretora atendendo requerimento do deputado José Augusto(PP), depois da crise provocada com a demissão dos médicos cubanos. Ele esclareceu que a demissão dos profissionais cubanos, que atuavam na região há cerca de oito anos, era irreversível, porque não cabia mais recursos, e o não cumprimento da decisão judicial acarretaria multa diária de R$ 96 mil. Gismar disse ainda que os municípios também são responsáveis pela saúde e sugere que as prefeituras realizem concurso para efetivar profissionais. O Secretário pediu apoio aos deputados, para que informem melhor os prefeitos dos municípios que representam, sobre os recursos disponíveis no Ministério da Saúde e a contrapartida que o Governo do Estado oferece para a contratação de médicos. DESCENTRALIZAÇÃO Durante a sua exposição na Assembléia, Gismar Gomes disse que a reestruturação do setor de saúde passa pela descentralização dos procedimentos. Segundo ele, só com transporte de doentes para cidades maiores, o Estado gasta em torno de R$ 1 milhão. Para evitar esses gastos, o Governo vai implantar 22 novos hospitais, sendo 20 de pequeno porte e dois de referência, um em Porto Nacional (materno infantil) e outro em Palmas (pronto socorro pediátrico). O projeto de reestruturação, segundo Gismar, passa ainda, pela incorporação da gestão estadual dos hospitais municipais de Araguatins, Colinas, Natividade, Pedro Afonso, Taguatinga e Tocantinópolis, com possibilidade de outras unidades também serem inseridas. Outra iniciativa citada é a implantação de hospitais de pequeno porte nas cidades de Buriti do Tocantins e Axixá e a instalação de uma UTI em Augustinópolis. O Secretário disse também que o Governo vai investir na organização da rede assistencial de média complexidade, que entre outros, pretende implantar a política estadual para oftalmologia, com consultórios móveis e tecnologia de ponta para atender à comunidade. ESCOLA TÉCNICA Durante a sua explanação na Casa, o Secretário de Saúde anunciou a criação das escolas técnicas de Saúde de Porto Nacional e de Palmas e a formação de 3.800 agentes comunitários de saúde. A inauguração do Hospital Geral de Palmas, segundo Gismar Gomes deverá acontecer no próximo mês. O prédio tem capacidade para 200 leitos e, segundo o Gismar, o centro cirúrgico já está pronto. O Secretário disse também que as instalações físicas do hospital são muito boas, ressaltando que cada enfermaria conta com apenas dois leitos. Gismar informou, ainda, que o presidente Lula e o ministro da Saúde, Humberto Costa, querem vir para a inauguração do hospital, mas só quando estiver funcionando. Ao final, o deputado José Augusto agradeceu ao secretário pela gentileza de atender o pedido para comparecer à Assembléia e parabenizou o governador Marcelo Miranda pela escolha de Gismar Gomes para a pasta. Ele citou a descentralização proposta pelo secretário como ponto principal para resolver o problema nos municípios mais distantes e de difícil acesso. O presidente da Casa, deputado César Halum, também parabenizou Gismar Gomes, que segundo disse, assumiu a pasta num momento de crise, mas com criatividade soube superar as dificuldades.