Deputados aprovam requerimentos de urgência

Por Suzana Barros
23/08/2023 19h45 - Publicado há 8 meses
Votação foi durante sessão ordinária desta terça-feira, 22, em turno único
Isis Oliveira / HD

Os parlamentares estaduais aprovaram dezenas de requerimentos na tarde desta terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). A votação foi durante sessão ordinária, em turno único de discussão e votos. Dentre as proposituras apresentadas, oito foram em regime de urgência.

Entre as urgências aprovadas, está o requerimento do deputado Ivory de Lira (PCdoB) solicitando envio de expediente da Aleto aos órgãos do Sistema S, à Universidade do Tocantins (Unitins) e ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO), requerendo a oferta de cursos de qualificação profissional nas áreas de tecnologia.

Tempo de Serviço

Marcus Marcelo (PL) solicitou estudo para verificar - junto aos órgãos competentes - a possibilidade de dobrar o tempo de serviço, para fins de aposentadoria, a professores e a profissionais da Educação, bem como aos profissionais que estiveram na linha de frente durante a pandemia Covid 19.

Infraestrutura e Segurança

O parlamentar Valdemar Júnior (Republicanos) obteve aprovação para quatro requerimentos: solicitando a duplicação da rodovia TO-010, no trecho que liga Palmas a Lajeado e a duplicação da TO-080, bem como o reforço do policiamento pela Polícia Militar em Pindorama e em Juarina.

Violência

Ainda em regime de urgência, Vanda Monteiro (UB) obteve aprovação para o envio de expediente ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) com duas solicitações: uma para implantação do Programa Maria da Penha vai à Escola, visando sensibilizar a comunidade escolar sobre a violência doméstica e familiar; outra requerendo o monitoramento eletrônico de agressor de violência doméstica e familiar contra a mulher, seus familiares e/ou testemunhas no Tocantins.

Tramitação normal

Outras matérias foram apresentadas em tramitação normal, sendo três do deputado Marcus Marcelo, quatro de Valdemar Júnior, duas de Vanda Monteiro, uma do deputado Gipão (PL), seis de Léo Barbosa (Republicanos) e uma do Professor Júnior Geo (PSC).