Em sessão solene, a Assembleia homenageia o Dia da Maçonaria

Por Penaforte Dias
29/08/2023 18h58 - Publicado há 8 meses
A iniciativa do evento foi do deputado Jorge Frederico (Republicanos)
Clayton Cristus / HD

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) promoveu nesta quarta-feira, 24, uma sessão solene para comemorar o Dia do Maçom, cuja data oficial é dia 22 de agosto, desde 1822. A iniciativa do evento foi do deputado Jorge Frederico (Republicanos), também presidido por ele. A sessão contou com momentos rituais, discursos e apresentação musical.

Compuseram a mesa: o Grão-Mestre da Grande Oriente do Tocantins, José Maria Teixeira; o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica, Alírio de Sousa Lima; a presidente da Fraternidade Feminina do Grande Oriente do Tocantins Silvana M. F. Teixeira; a presidente da Grande Colmeia da Grande Loja Maçônica do Tocantins, Mary Nalva F. M e Sousa, além de outras autoridades da Maçonaria e representantes dos governos do Estado, do Município de Palmas e também da OAB-TO.

Saudações

O deputado Jorge Frederico se disse honrado pela possibilidade de homenagear a Maçonaria e seus maiores representantes no Tocantins, por ocasião da data histórica. Ele destacou em seu discurso que um dos pilares centrais da Maçonaria é a busca pela elevação moral e pessoal do ser humano, promovendo os valores humanos como a ética, responsabilidade, tolerância e fraternidade.

“Essa ênfase na melhoria individual tem um impacto positivo na sociedade em geral, uma vez que os maçons se tornam modelos de cidadão comprometidos e compassivos. Assim, a presente sessão é o nosso reconhecimento dessa conceituada organização pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Tocantins”, afirmou Frederico.

Também fizeram uso da palavra, representando a Maçonaria, Mary Nalva, Alírio de Sousa e José Maria Teixeira. Todos lembraram a luta da instituição como um ordem mundial que, ao longo dos séculos, difunde aperfeiçoamento e conhecimento para promover homens livres, com liberdade de pensamento, como obreiros para criar uma sociedade inclusiva, justa e fraterna. “Continuamos nossa luta para manter essa instituição atuante e dinâmica, tendo participação ativa nos momentos decisivos do Brasil”, afirmou Alípio.

Já o Grão-Mestre José Maria, finalizou seu pronunciamento destacando a força da Maçonaria, como uma instituição indestrutível. “Ao longo da história o povo maçônico teve trajetória difícil e heroica enfrentando ditadores e tiranos em nome da liberdade. Ainda assim, continuamos firmes e irmanados nessa missão de sermos úteis e o compromisso de construirmos um mundo melhor”, concluiu.