Janad Valcari solicita implementação do programa Biblioteca Itinerante no Tocantins

Por Assessoria de Comunicação do Gabinete
30/08/2023 09h50 - Publicado há 7 meses
Professora Janad Valcari na Aleto
Assessoria / HD

Com o objetivo de ampliar o acesso à leitura no Estado do Tocantins, promover o acesso à informação, conhecimento e cultura de maneira democrática e inclusiva, a deputada estadual Professora Janad Valcari (PL) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), propondo a implementação do inovador Programa Biblioteca Itinerante.

A proposta visa disseminar o hábito da leitura, estimular habilidades cognitivas e criativas, e contribuir para o desenvolvimento individual e social. Segundo Valcari, as bibliotecas públicas têm desempenhado papel crucial nos municípios, oferecendo acesso a uma ampla gama de livros e materiais informativos. No entanto, a deputada reconhece que há lacunas a serem preenchidas, especialmente nas áreas rurais onde o acesso a bibliotecas é limitado ou inexistente.

A proposta do Programa Biblioteca Itinerante busca abordar essa disparidade, levando a literatura diretamente às comunidades que enfrentam desafios de acesso. “Ao fornecer uma biblioteca móvel, repleta de livros variados e recursos educativos, o programa irá impactar positivamente a vida dos cidadãos tocantinenses, estimulando o desenvolvimento de habilidades, a imaginação e proporcionando momentos enriquecedores de aprendizado”, disse Janad.

A deputada ressalta que o Programa Biblioteca Itinerante não se trata apenas de fornecer acesso a livros, mas também de incentivar a imaginação, o pensamento crítico e a interação com diferentes perspectivas e conhecimentos. Além disso, o impacto positivo da leitura na saúde mental não pode ser subestimado, e a presença de uma biblioteca itinerante pode ser um valioso recurso para comunidades que enfrentam desafios nesse aspecto.