Programa Opera Tocantins é fortalecido com atuação do deputado Luciano Oliveira

Por Vitória Soares/Ascom deputado Luciano Oliveira
30/08/2023 11h15 - Publicado há 7 meses
Assembleia aprovou requerimentos de autoria do deputado para fortalecimento da saúde.
Assembleia aprovou requerimentos de autoria do deputado para fortalecimento da saúde.
Claytoin Cristus/Ascom AL / HD

O deputado estadual Luciano Oliveira (PSD) tem atuado em busca de melhorias para a saúde no Tocantins, com apresentação de requerimentos voltados ao fortalecimento de programas como o Opera Tocantins, que tem o objetivo de proporcionar agilidade na realização de cirurgias eletivas em todo o estado. Entre os requerimentos, está o que busca a capacitação de profissionais da saúde envolvidos no programa, aprovado nesta terça-feira, 29, pelo plenário da Assembleia Legislativa. 

O objetivo é garantir melhor atendimento aos pacientes e mais segurança durante os procedimentos cirúrgicos realizados por meio do programa. Com a aprovação dos requerimentos pela Casa de Leis, o Executivo Estadual passa a ser responsável pela execução das ações. 

Além da maior preparação dos profissionais, o deputado também tem buscado a ampliação dos recursos do programa e a maior transparência nos resultados obtidos, com a implementação de um sistema de monitoramento e avaliação do Opera Tocantins. Os requerimentos que tratam sobre estas temáticas foram aprovados no dia 09 de agosto na Casa de Leis. 

“Precisamos garantir que o programa Opera Tocantins, assim como outros projetos ligados ao fortalecimento da saúde no Estado, seja executado da maneira correta, com efetivos resultados para a população. Com a maior preparação dos profissionais, ampliação de recursos e transparência nas ações, vamos otimizar a realização das cirurgias, beneficiando a população”, afirmou Luciano.

Saúde nas Escolas 

Ainda com intuito de possibilitar mais segurança na realização de procedimentos de saúde, também foi aprovado nesta terça-feira, 29, requerimento do deputado Luciano Oliveira (PSD) que solicita estudo de viabilidade para tornar obrigatória a presença de pessoas treinadas para realização de testes de glicemia capilar e administração de insulina em estabelecimentos públicos e privados de educação infantil e fundamental no Tocantins. 

“Crianças diagnosticadas com diabetes necessitam de cuidados diários, por isso, precisamos de profissionais do próprio quadro das escolas que recebam treinamentos para a aplicação de insulina em caso de necessidade. Isso trará mais segurança para os pais e a certeza de que os filhos estão sendo bem cuidados”, ressaltou Luciano. 

Opera Tocantins

O Programa Opera Tocantins, parte do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH - Cirúrgico) do Governo do Tocantins, tem como objetivo proporcionar agilidade na realização de cirurgias eletivas em todo o estado. Pelo programa, os profissionais de saúde realizam procedimentos cirúrgicos em horários que não coincidam com sua jornada de trabalho regular, inclusive nos finais de semana, feriados e até mesmo durante a noite, para atender o maior número de pacientes possível.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS