Halum prestigia Fórum de Museus

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Presidente Cesar Halum
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum(PFL), prestigiou, na manhã de hoje, a abertura oficial do Primeiro Fórum de Museus do Estado do Tocantins, que acontece no auditório do Tribunal de Contas Estadual e se estende até amanhã, dia 17. O evento tem como objetivo indicar as diretrizes museológicas do Estado e estimular a implantação de museus municipais e do Sistema Estadual de Museus. Além do presidente da Assembléia Legislativa, a abertura do evento contou a presença de Secretário Municipal de Cultura, Odir Rocha, da Superintendente da 14º Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Salma Sadi, da prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hiashida, do presidente do TCE, José Jamil Fernandes e da presidente da Fundação Cultural, Valquíria Rezende. Durante a abertura, a presidente da Fundação Cultural, Valquíria Rezende, disse que o Estado vai prestar consultoria aos municípios para implementação de políticas para o setor. Ela anunciou, também, a reabertura do Museu Palacinho. O público alvo são os profissionais de museus, historiadores, educadores, universitários, gestores municipais de cultura, e outras pessoas interessadas no tema. O Fórum encerra com o encaminhamento e elaboração da Carta do Fórum com as propostas e diretrizes da Política Museal do Estado do Tocantins.