Infraestrutura, Turismo, Saúde e Educação são pautas de requerimentos na Aleto

Por Suzana Barros
05/09/2023 12h02 - Publicado há 7 meses
O setor de Infraestrutura foi o que recebeu maior número de proposituras
O setor de Infraestrutura foi o que recebeu maior número de proposituras
Ageto/Governo do Tocantins / HD

Os deputados tocantinenses aprovaram dezenas de requerimentos na sessão matutina desta quarta-feira, 30, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). Em pauta, solicitações envolvendo Infraestrutura, Turismo, Telecomunicações, Saúde, Educação e outras áreas.

O setor de Infraestrutura foi o que recebeu maior número de proposituras. Dentre elas, a do presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres(Republicanos), solicitando o recapeamento da TO-134, no trecho entre Darcinópolis e Angico, na região do Bico do Papagaio.

Vanda Monteiro (UB)requereu a pavimentação, em asfalto ou bloquete, das ruas do Parque Agropecuário, onde atualmente é realizada a Agrotins, Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, em Palmas.

Nilton Franco (Republicanos) pediu a recuperação da TO-354, no trecho que liga o município de Pium ao Porto Canguçu, na Ilha do Bananal.

Outras demandas na área foram requisitadas por Cláudia Lelis (PV), Cleiton Cardoso(Republicanos), Gutierres Torquato (PDT), Fabion Gomes (PL), Luciano Oliveira (PSD), Moisemar Marinho (PSB), Professora Janad Valcari (PL) e Professor Júnior Geo (PSC).

Saúde

A fim de reforçar a segurança dentro dos hospitais, Gutierres Torquato requisitou a instalação de câmeras de monitoramento nas imediações do Hospital Regional de Gurupi. Requereu, ainda, reforma geral na cozinha da instituição.

Turismo e Telecomunicações

O setor do Turismo também recebeu atenção dos parlamentares. Claudia Lelis solicitou a disponibilização de cadeiras anfíbias nas praias do Estado, de forma a atender a turistas cadeirantes ou com mobilidade reduzida. Pediu também a instalação de um Centro de Apoio ao Turista em Formoso do Araguaia.

Janad Valcari solicitou políticas para promover o desenvolvimento do Etnoturismo e o Ecoturismo nas comunidades indígenas e quilombolas do Tocantins.

Com a finalidade de ampliar o acesso a entretenimento e informações, Eduardo Fortes (PSD) solicitou a instalação de uma torre de sinal televisivo da TV Anhanguera em Araguaçu.

Educação

Visando ampliar oportunidades de ensino na cidade de Tocantinópolis, Fabion Gomes (PL) requereu a construção de uma Escola Estadual de Tempo Integral, em modelo padrão.

Já a deputada Janad pediu encaminhamento ao Executivo de Anteprojeto de Lei sugerindo a instituição do programa Poupança Estudantil, destinado a beneficiar alunos do último ano do ensino fundamental e do ensino médio, em situação de pobreza ou de extrema pobreza, matriculados na rede pública de ensino.