Amélio destaca importância dos municípios durante lançamento do “Minha Casa Minha Vida” no Tocantins

Por Lauane dos Santos
31/08/2023 17h11 - Publicado há 8 meses
Presidente da Aleto ressaltou a relevância do programa habitacional, especialmente no Bico.
Silvio Santos/Dicom Aleto / HD

Nesta quinta-feira, 31, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), participou do lançamento do Programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida” no Tocantins. O governador Wanderlei Barbosa esteve presente na solenidade, ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho, bem como deputados federais e estaduais, prefeitos e demais autoridades.

O Programa prevê a entrega de 1.654 unidades habitacionais para o Tocantins neste ano de 2023, além de 6.509 obras em andamento no Estado. “Reafirmo o compromisso da Assembleia com o resgate deste importante projeto, porque a gente que foi prefeito de cidade pequena sabe a importância de uma casa dessas, principalmente na minha região do Bico do Papagaio, porque o povo precisa de moradia. Por isso, agradeço a iniciativa do Governo Federal e parceria do governador Wanderlei, que conhece a necessidade das pessoas e resgatou não só as obras, mas a esperança do tocantinense”, afirmou o presidente da Aleto.

O parlamentar também fez um apelo, em apoio aos prefeitos, com relação ao repasse de recursos para os municípios. “Temos a necessidade de discutir o pacto federativo, pois é no município que vivem as pessoas é que estão as demandas, é lá que se arrecada e não é justo que os municípios fiquem com apenas 24% do que se arrecada no próprio município. E também deixo aqui o meu reconhecimento da força de vontade do presidente Lula em discutir o Pacto e repasse com os prefeitos”, completou Amélio Cayres.

O governador Wanderlei Barbosa agradeceu a presença dos gestores municipais e destacou a importância das cidades para a gestão de excelência. “A presença dos prefeitos é a representação das nossas cidades, para demonstrar o interesse do povo e do Governo com esta pauta. Aqui exercitamos a parceria e é dessa forma que estamos trabalhando. Eu quero melhorar ainda mais, trabalhar cada vez mais e fazer com que o nosso estado entre na rota do desenvolvimento. Agradeço ao ministro pela visita, que venha muito mais vezes e traga muito mais casas para o nosso povo”, frisou o chefe do Executivo.

Em seu discurso, o ministro Jader Filho trouxe indicadores e explicou que, nos sete meses de gestão do Governo Federal, mais de seis mil obras estão em andamento no Tocantins. “Quem mora em área de risco, ou de aluguel, ou está em situação de rua tem pressa e nós temos que ter pressa de resolver as coisas para atender aqueles que mais precisa E foi essa a primeira ação que tive como ministro sob orientação do presidente Lula: retomar o máximo de obras. Hoje, com a parceria do governador Wanderlei e dos prefeitos, retomamos parte das obras e em andamento temos 6.509 moradias”, ressaltou o gestor federal frisando que o “Minha Casa, Minha Vida”, deve ser um programa de estado, acima de qualquer partido ou governo, para enfrentar o problema habitacional a longo prazo.

A agenda do ministro contemplou ainda a visita institucional em residenciais de Palmas beneficiados pelo Programa, bem como a ida a Araguaína, norte do Estado, para participação no Seminário de Mobilidade, Habitação e Desenvolvimento, promovido pelo Ministério das Cidades, com o apoio da prefeitura municipal e do deputado Alexandre Guimarães.