Claudia Lelis requer implantação do programa Estadual de Conservação dos Sítios Arqueológicos

Por Fátima Miranda
20/09/2023 14h47 - Publicado há 7 meses
Plano Estadual de sítios arqueológicos
Plano Estadual de sítios arqueológicos
Divulgação / HD

O requerimento da deputada Claudia Lelis (PV) cobra do Governo do Estado a elaboração e implantação de uma programa para preservação e conservação dos sítios arqueológicos já identificados do Tocantins. Claudia Lelis destacou a importância da preservação deste patrimônio histórico e cultural e, principalmente, os estudos para preservação destes espaços.

"A conservação dos sítios arqueológicos é fundamental para a preservação da identidade e da história do Tocantins. Cada sítio conta uma história única sobre as populações que ali viveram, suas tradições, crenças e estilo de vida. Ao proteger esses locais, estamos preservando a memória coletiva da região e enriquecendo nossa compreensão da história local", afirmou Lelis.

Turismo

A deputada lembrou também que os sítios arqueológicos têm um potencial turístico significativo. “O turismo cultural é uma importante fonte de receita para muitas regiões, e o Tocantins, com sua riqueza arqueológica, pode atrair visitantes interessados em explorar esses vestígios do passado. Isso não apenas impulsionaria a economia local, mas também promoveria a conscientização sobre a importância da preservação”, argumentou.

Sítios no Tocantins

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem atualmente três processos instaurados no Tocantins para reconhecimento de sítios, sendo um na cidade de Novo Acordo, referente a seis sítios, um em Chapada da Natividade e outro em Arraias, referente à Chapada dos Negros. Segundo o órgão, tem uma lista de mais de dois mil sítios arqueológicos localizados no Tocantins que precisam ser inseridos nos projetos de Conservação.

A ideia do programa de conservação é para formação de guias e condutores locais, além de um trabalho de sensibilização junto aos proprietários para que possam se inteirar sobre a importância da conservação destes locais e a possibilidade de desenvolvimento do desenvolvimento do empreendedorismo nos sítios arqueológicos, beneficiando a comunidade local.

Em agosto deste ano, o Ministério Público Federal iniciou um procedimento administrativo para acompanhar a atuação dos órgãos públicos na proteção das pinturas rupestres situadas na Serra do Lajeado, abrangendo os municípios de Palmas e Lajeado. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS