Janad Valcari solicita ampliação do amparo psicológico aos Policiais e Servidores da Saúde

Por Assessoria de Comunicação do gabinete
20/09/2023 15h46 - Publicado há 7 meses
Janad Valcari na Aleto
Janad Valcari na Aleto
Euzébio Silva (Gabinete) / HD

A deputada estadual Professora Janad Valcari (PL), apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), solicitando ao Governo do Estado a ampliação do amparo psicológico aos Policiais Militares, Civis e Penais do Tocantins.

Janad relata que é de conhecimento público que esses profissionais enfrentam diariamente situações de alta pressão, risco pessoal e exposição a eventos traumáticos e que esses fatores podem ter um impacto significativo em sua saúde mental e bem-estar emocional. “Portanto, é muito importante que sejam providenciados recursos psicológicos adequados para apoiar esses bravos homens e mulheres que se dedicam a proteger a nossa comunidade”.

O requerimento sugere que seja ampliado o programa de apoio psicológico já existente, garantindo um acesso mais amplo e frequente aos serviços de aconselhamento e terapia para policiais militares, civis e penais, incluindo sessões individuais, grupos de apoio e atendimento de emergência para situações de crise, que recebam treinamento contínuo em saúde mental, para que possam reconhecer sinais de estresse, trauma e outros problemas emocionais em si mesmos e em seus colegas, promovendo um ambiente de apoio mútuo.

Profissionais da saúde

Em outra proposição, a deputada estadual Professora Janad Valcari, também requereu que o Governo do Estado amplie o amparo psicológico aos Profissionais da Saúde do Estado do Tocantins.

Para Janad, a saúde mental dos profissionais da saúde é um elemento essencial para a continuidade da assistência de qualidade à população. No entanto, a exposição prolongada a situações de estresse e trauma tem causado impactos negativos na saúde emocional e psicológica de muitos profissionais da saúde, onde muitos acabam sofrendo com sintomas de ansiedade, depressão, insônia e exaustão emocional. “Acredito que investir no bem-estar emocional dos profissionais da saúde é fundamental para manter a qualidade do atendimento à população e garantir a saúde mental de todos.”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS