Região Metropolitana: Mantoan e Ronivon discutem soluções conjuntas para transporte e infraestrutura

Por Ascom deputado Mantoan
21/09/2023 11h23 - Publicado há 7 meses
Deputado Mantoan recebeu o prefeito Ronivon em seu gabinete
Ascom/Mantoan / HD

O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) e o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD), acertaram, em reunião na Assembleia Legislativa, a atuação política-administrativa conjunta em prol das populações de Palmas, Porto e toda a Região Metropolitana da Capital. Entre as discussões, foram debatidas soluções conjuntas para os setores de transporte e infraestrutura de Palmas e Porto Nacional.

Além de serem cidades vizinhas (60 quilômetros de distância), a Capital e Porto Nacional são coladas pela Ponte da Amizade e da Integração Fernando Henrique Cardoso via Distrito de Luzimangues. “Nós temos a PEC 3 (Proposta de Emenda Constitucional n° 3) que tem o objetivo de fazer as regiões metropolitanas de Palmas e de Gurupi, criadas por lei complementares há mais de uma década, saírem do papel e realmente funcionarem, ajudando a melhorar a vida da população”, explicou o deputado ao prefeito.

Apenas na região metropolitana de Palmas, são 16 municípios, que englobam uma população de quase 500 mil habitantes. Essas pessoas poderiam ser altamente beneficiadas com a integração de serviços públicos como transporte e sistema viário, segurança, saneamento básico, saúde, ocupação e uso de solo, aproveitamento correto da enorme quantidade de recursos hídricos, distribuição de gás canalizado, entre outras muitas áreas.

“Prefeito, nossos municípios unidos são muito mais fortes. Tenho certeza que Palmas, com a prefeita Cinthia, Porto Nacional, com o senhor, e todas as outras 14 cidades vizinhas, juntas, teremos muito mais poder para pleitear recursos no Congresso, estabelecer parcerias com o governo federal, com o governo do Estado e até com organismos internacionais”, pontuou o deputado.

Sobre transporte, o deputado e o prefeito discutiram ideias para aperfeiçoamento. Hoje, já há uma linha de ônibus urbano de Palmas a Luzimangues que poderia ser qualificada. Em relação a obras, também se discutiu intercâmbio de ações que possam beneficiar os dois municípios ao mesmo tempo. “Eu apoio totalmente a aprovação da PEC. O deputado Eduardo Mantoan foi muito feliz em apresentar uma proposta para fazer as regiões metropolitanas funcionarem. Nossos municípios têm muito a crescer trabalhando juntos e é excelente saber que temos no deputado um verdadeiro parceiro”, frisou Ronivon Maciel.

Encontro de prefeitos

Durante a reunião, Mantoan e Ronivon acertaram, por telefone, uma audiência com a prefeita Cinthia e articularam um convite aos demais prefeitos da região – além de Palmas e Porto Nacional, outras 14 cidades integram, por lei, a Região Metropolitana. “Fazer a Região Metropolitana funcionar é bom para todos nós. Vejo muitas vantagens para Porto Nacional e as demais cidades”, afirmou o prefeito.