Audiência na Aleto debate políticas públicas para reduzir acidentes no trânsito

Por Maisa Medeiros
26/09/2023 16h55 - Publicado há 7 meses
A audiência atendeu a um requerimento do deputado Gutierres Torquato
Koró Rocha / HD

Com o objetivo de debater ações que reduzam os índices de acidentes no trânsito e ampliar as políticas públicas para promover mais segurança nas vias, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou nesta quinta-feira, 21, uma audiência pública que reuniu agentes e representares de entidades e órgãos de segurança, trânsito, transportes e mobilidade municipais, estaduais e federais.

A audiência atendeu a um requerimento do deputado Gutierres Torquato (PDT) e faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, para mobilização da sociedade e intensificação de ações preventivas e educativas.

Foram sugeridas na audiência, a criação de um Comitê Gestor de Trânsito e um Centro de Inteligência e de Integração entre os órgãos. Outras solicitações são referentes a melhorias na iluminação e travessias, melhoria de transportes públicos, ampliação de ciclovias, capacitação de servidores e intensificação nas fiscalizações. As propostas apresentadas pelos participantes da reunião pública e todos os demais encaminhamentos serão enviados para os órgãos competentes.

O deputado Vilmar de Oliveira (SD), que foi um dos fundadores do Conselho Estadual de Trânsito, destacou que a discussão vai ao encontro da necessidade de ações eficazes para reduzir os altos índices de acidentes nas vias. Ele mencionou que apesar das campanhas preventivas, muitos condutores continuam adotando comportamentos perigosos, que aumentam os riscos de acidentes.

O parlamentar sugeriu que o tema de Educação no Trânsito tenha destaque nas escolas, para orientar as crianças sobre conduta, normas e leis de trânsito. Ele sugeriu ainda, maior rigor nas punições e ampliação de parcerias para campanhas e fiscalizações. Já o deputado professor Júnior Geo (PSC) propôs maior investimento em tecnologia e na valorização dos servidores e agentes de trânsito, por meio de capacitação e realização de concurso público.

Ação estadual

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Willian Gonzaga, destacou a preocupação do Governo com as mortes e os sinistros. Para enfrentar esse cenário, o Departamento realiza ações e parcerias para promover um trânsito seguro e a conscientização dos condutores.

Segundo dados do Detran, 90% dos sinistros estão relacionados a imprudência dos motoristas. Pensando nessa problemática, o presidente do Detran afirmou que esse ano as ações de Educação no Trânsito no âmbito escolar foram intensificadas. O Governo realizou palestras e teatro nas escolas públicas de nível fundamental e médio para ensinar e conscientizar os alunos sobre a conduta e normas de trânsito.

Cenário nacional

A diretora do Departamento Nacional de Segurança no Trânsito (Senatran) do Ministério dos Transportes, Maria Alice Souza, apresentou dados órgão que coloca o Brasil em terceiro lugar, entre os países do mundo com maior índice de sinistros e mortes no Trânsito, perdendo somente para Índia e China.

Em 2022 foram registrados 64 mil acidentes no Brasil e 5,4 mil mortes. A diretora do Ministério afirmou ainda, que o órgão enfrenta grandes desafios e que o principal é a conscientização dos condutores.

O Senatran realizou na Semana Nacional de Trânsito 900 ações em todo o Brasil. Entre elas, a Mobilização Nacional de Capacitação, campanhas de prevenção e conscientização no Trânsito, na tentativa de sensibilizar condutores e população em geral.