Municipalista: Marcus Marcelo requer nova ponte e asfalto em Goiatins e Barra do Ouro

Por Thatiane Cunha
25/09/2023 11h16 - Publicado há 7 meses
Substituir a estrutura de madeira deteriorada e pavimentar trecho da BR-010
Arquivo pessoal / HD

Dois requerimentos do deputado Marcus Marcelo (PL) foram aprovados na Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins) pedindo infraestrutura para municípios do norte do Tocantins. O requerimento nº 1.567 solicita a construção de uma ponte sobre o Ribeirão Cartucho, no povoado de mesmo nome, no município de Goiatins. Já o requerimento nº 1.568 reivindica a pavimentação da BR-010, no trecho em que liga o município de Santa Maria do Tocantins ao Povoado Morro Grande, localizado em Barra do Ouro.

Os dois pedidos do parlamentar beneficiarão moradores de pelo menos seis municípios que transitam pela região. “Além dos requerimentos, farei uma visita pessoalmente à Superintendência Regional do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte] no Tocantins devido à urgência desses moradores em transitar com segurança”, assegurou o deputado.

Marcus Marcelo explicou que a ponte de madeira oferece risco por estar em péssimas condições. “A ponte que existe é feita de madeira, já muito avariada, não tendo a mínima condição segura de trafegabilidade. Ainda, a via onde a ponte está localizada é utilizada também para escoamento da produção local das famílias que ali residem e que provem seu sustento através da venda do que se produz na região”.

Produção forte
A pavimentação do trecho da rodovia é uma solicitação antiga dos moradores daquela região, onde possui pecuária forte e grandes fazendas de produção de soja. Segundo cita o requerimento, a pavimentação já foi prometida diversas vezes, mas nunca realizada.

“Importante destacar que o escoamento de produção daquela região é feito por essa importante rodovia federal. Portanto, é uma necessidade iminente, e que deve ser finalmente cumprida por parte do Governo Federal, pois essa obra irá atingir diretamente de forma positiva os municípios de Recursolândia, Centenário, Santa Maria do Tocantins e Itacajá, e de forma indireta, toda a região norte do estado, que consome os produtos oriundos daquela região”, traz o documento.

Acesso à saúde
Ainda de acordo com o pedido do deputado, a não-pavimentação da estrada também dificulta o transporte de pessoas enfermas dos municípios mais afastados para a cidade de Araguaína, a mais de 90 km.

“Há uma grande dificuldade já que a saúde araguainense é a referência para o recebimento de casos graves desses municípios, tendo, inclusive, quebrado ambulâncias nesse trajeto, além do alto índice de acidentes devido ao longo trecho de estrada de chão”, cita trecho do requerimento.