PL de Fabion propõe o “Arraiá da Alegria”, de Tocantinópolis, como patrimônio cultural do Tocantins

Por Dirceu Leno
26/09/2023 14h05 - Publicado há 7 meses
Este projeto tem como objetivo preservar e promover a rica herança cultural do Estado.
Este projeto tem como objetivo preservar e promover a rica herança cultural do Estado.
Dirceu Leno e Estreito Online / HD

O deputado estadual Fabion (PL) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), com o objetivo de declarar o "Arraiá da Alegria", de Tocantinópolis, como patrimônio cultural de natureza imaterial do Tocantins. Este projeto tem como objetivo preservar e promover a rica herança cultural do Estado.

O Arraiá da Alegria, um evento tradicional que ocorre anualmente em Tocantinópolis, é um exemplo notável das tradições e da cultura rica do estado. É uma festa que celebra as raízes culturais e folclóricas do Tocantins, destacando a música, a dança, a culinária e as vestimentas tradicionais que fazem parte da identidade junina.

Ao declarar o Arraiá da Alegria como patrimônio cultural de natureza imaterial, o deputado Fabion e a Aleto buscam reconhecer a importância deste evento para a comunidade de Tocantinópolis e para todo o Estado. Além disso, essa medida visa garantir a preservação e a continuação dessa tradição única, passando-a de geração em geração.

Fabion ressaltou a relevância deste projeto de lei. “O Arraiá da Alegria é muito mais do que uma festa; é uma parte fundamental da nossa cultura e identidade como tocantinenses. Ao declará-lo como patrimônio cultural e imaterial, estamos protegendo e valorizando nossas tradições locais, garantindo que elas continuem a ser celebradas e transmitidas às futuras gerações”, pontuou o parlamentar.

A proposta do deputado Fabion será discutida na Assembleia Legislativa nos próximos meses. Este projeto de lei representa um passo importante na preservação da rica herança cultural do Tocantins e destaca o compromisso do estado em manter viva a sua história e tradições. A declaração do Arraiá da Alegria como patrimônio cultural imaterial será um marco para a cultura do estado e um tributo à comunidade de Tocantinópolis e a todos os tocantinenses que têm orgulho de suas raízes culturais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS