UPM reúne parlamentares no Chile

Por Terciany Lima
27/09/2023 17h57 - Publicado há 7 meses
O encontro que foi presidido pelo presidente da UPM, deputado estadual Valdemar Júnior.
Ascom Valdemar Júnior / HD

A União de Parlamentares Sul-americano e Mercosul (UPM), realizou nos dias 26 e 27 de setembro, sua Reunião Extraordinária, com os membros da entidade, na província de Valparaíso, no Chile, cidade sede do Congresso Nacional chileno.

O encontro que foi presidido pelo presidente da UPM, deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos), contou também com a presença do secretário da UPM, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos), e de parlamentares brasileiros, chilenos, uruguaios e argentinos, além de diretores da entidade e demais autoridades Chilenas

Na pauta, temas de interesses dos países do Mercosul e da América do Sul, debatidos pelos parlamentares. O tema central do encontro foi na área da saúde, que contou com a participação dos médicos oncologistas brasileiros, Nilceana Maia e Rufo Freitas, que abordaram a importância da investigação, do diagnóstico e do tratamento do câncer e as experiências vivenciadas no Brasil.

Valdemar Júnior destacou a importância do tema, reforçando que é preciso aprimorar melhor os recursos públicos, para serem investidos na prevenção e no tratamento da doença. “Tivemos uma imersão nas últimas 48 horas, de um tema que é mundial, onde foi nos repassado a experiência do Brasil, para nos mostrar como funciona e como pode ser aprimorado tanto o investimento do recurso público com a iniciativa privada”, disse.

"A temática que o Chile resolveu abordar no nosso encontro da UPM, faz com que nós possamos voltar para casa com a certeza de que cada dia a mais, é necessário, nós parlamentares, voltarmos os nossos olhos para o combate ao CA, essa doença terminal que nos aflige e atinge ao mundo inteiro. A troca de experiências que o Chile nos proporcionou fará com que possamos avançar bastante nos trabalhos, no que tange aplicação de recursos para a prevenção e para o combate a essa doença", avaliou.