Estado poderá ter Hortas Escolares Comunitárias, propostas por Eduardo Fortes
As escolas estaduais do Tocantins poderão
passar a implantar Hortas Escolares Comunitárias. Projeto de Lei com esse
objetivo foi apresentado pelo deputado Eduardo Fortes (PSD). Aprovado pela
Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle da Assembleia
Legislativa do Tocantins (Aleto), na tarde desta quarta-feira, 4, a propositura
foi encaminhada para análise da Comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e
Turismo.
De acordo com o autor da matéria, o projeto visa a promover a educação ambiental, por meio da integração de horta às atividades oferecidas pelas instituições de ensino. Pretende, ainda, contribuir para melhorar ainda mais a qualidade da merenda escolar.
“Os alimentos produzidos nas hortas escolares serão destinados ao consumo dos estudantes regularmente matriculados, de forma a complementar os programas já existentes, destinados ao fornecimento de merenda escolar”, justifica Fortes.
Ainda de acordo com o Projeto de Lei, havendo excedente na produção, os alimentos deverão ser doados, prioritariamente, para as famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade social.
Como idealizador de programas sociais que atendem centenas de famílias, em várias cidades tocantinense, Eduardo Fortes aposta no teor da propositura, como forma de gerar benefícios como os já obtidos em projetos de sua autoria, a exemplo do Sopão Solidário, Horta Comunitária, Atleta do Amanhã e Casa de Apoio.
“Sempre lutei para garantir efetivamente a dignidade humana e a alimentação saudável e esse projeto deve reafirmar essa bandeira”, ressalta.