Deputados prestigiam solenidade de assinatura da ordem de serviço para reestruturação da Agrotins

Por Luiz Pires
11/10/2023 13h15 - Publicado há 6 meses
Evento foi realizado nesta terça-feira, 10
Silvio Santos / HD

Deputados estaduais acompanharam na manhã desta terça-feira, 10, a assinatura da ordem de serviço, pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), para a estruturação do Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, onde é realizada anualmente a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins).

Segundo o Governo, o investimento, de R$ 23.057.019,45, é oriundo do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins (Pics) e vai contemplar a pavimentação do parque em bloquetes, reestruturação do calçamento, criação de novos espaços, iluminação, estacionamento, banheiros, entre outros.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), ressaltou a importância da obra para a Agrotins, uma das maiores feiras do Brasil. O parlamentar aproveitou o momento para solicitar do Governo Estado uma atenção ainda maior contra as invasão de terras, e regularização do Código Florestal no Tocantins, para permitir uma ocupação legal de áreas por produtores rurais.

Amélio Cayres citou o Bico do Papagaio, onde é obrigatória a preservação ambiental de 80 por cento das propriedades, inviabilizando a produção. Citou também a insegurança jurídica causada pela decisão do Governo Federal em impedir a produção agropecuária num trecho 100 KM ao lado das BRs, o que anulou mais de 100 mil títulos de propriedades. Em sua opinião a emissão de títulos nessa área deve voltar a ser feita pelo Estado.

“Precisamos repensar a estrutura da Agrotins, que é muito grande e cara”, disse o governador Wanderlei Barbosa, garantindo que vai fazer investimentos na área, para permitir a alternância de eventos. O chefe do Executivo revelou o desejo de fazer uma grande festa envolvendo os pequenos e médios produtores nas grandes cidades do Estado, para melhor aproveitamento dos espaços nas diversas regiões administrativas.

Presenças

Além das autoridades já citadas, participaram do evento os deputados estaduais Léo Barbosa (Republicanos), Gutierres Torquato (PDT), Cleiton Cardoso (Republicanos), Luciano Oliveira (PSD), Vanda Monteiro (UB) e Eduardo Fortes (PSD); O vice-governador Laurez Moreira (PDT); o deputado federal Filipe Martins (PL), secretários de Estado, vereador de Palmas, Marilon Barbosa; prefeitos e produtores rurais.