Em sessão solene, nordestinos são homenageados pelo deputado Eduardo Mantoan
Nesta manhã (19), foi realizada no plenário da Assembleia
Legislativa do Tocantins uma sessão solene em homenagem ao Dia do Nordestino,
comemorado no último dia 8.
O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) fez questão de celebrar a data relembrando o mais ilustre nordestino da história do Tocantins. “A região nordeste do Brasil é um tesouro de cultura e resiliência, e é nosso dever destacar e enaltecer as contribuições inestimáveis que os nordestinos trouxeram e continuam trazendo para o nosso país e, especialmente, para o nosso Estado. Graças ao sonho do nordestino nascido em Crato, no interior do Ceará, que o Tocantins é uma realidade há 35 anos. Um Estado que nasceu graças à bravura do eterno governador José Wilson Siqueira Campos, cujo legado tenho a honra de manter vivo para as futuras gerações de tocantinenses”.
Para prestar sua homenagem a todo povo nordestino, o parlamentar escolheu três personalidades: Horácio Noca da Silva e os secretários Raimundo Cavalcante Júnior e Carlos José de Assis Júnior.
Mais sobre os homenageados
Horácio Noca da Silva nasceu em Parambu, no Ceará e desde 2014 vive em Palmas com sua esposa, a pastora Sandra Soares da Costa. Casados há 23 anos, possuem três filhos. “Sou um cearense criado com cuscuz e rapadura com muito orgulho! Foram muitas lutas no meu Ceará até chegar a esta cidade maravilhosa, onde sou tão feliz que até parece que nasci aqui”, disse agradecido.
Raimundo Cavalcante Júnior é natural de Parnaíba, no Piauí. De família de comerciantes, iniciou sua jornada como administrador de empresas no setor privado. Teve a oportunidade de ampliar seus horizontes profissionais em sua passagem pela Federação das Indústrias e Federação do Comércio do Estado do Piauí. Na Prefeitura de Palmas, exerceu os cargos de Superintendente de Indústria e Comércio, Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico e Emprego, e ainda, respondeu interinamente pela Agência de Turismo. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Palmas.
Carlos José de Assis Júnior é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba, especializado em Políticas Públicas para Micro Empresas (MPEs) pela UNICAMP e mestrando em Desenvolvimento Regional pela UFT. Atuou como assessor na FIETO e como Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Conselho Estadual do Meio Ambiente, Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, Comitê de Qualidade da CNI e Conselheiro Fiscal da Agência de Fomentos do Estado do Tocantins. Como servidor do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins entre os anos de 2014 a 2022, contribuiu com o desenvolvimento do Novo Sistema de Controle Interno, bem como da Comissão de Crise do Coronavírus.
Além de atuar como docente no IDASP – Instituto de Direito ao Setor Público, e Conselheiro Fiscal do SEBRAE, atualmente é Secretário Municipal de Finanças no Município de Palmas.