Halum participa do I Fórum Estadual do SUS

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Presidente Cesar Halum
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), participou, na tarde do dia 25, da abertura do I Fórum Estadual do SUS: Estado e Municípios Pactuando Responsabilidades. Além dele, o governador Marcelo Miranda (sem partido), deputados, prefeitos e secretários municipais e estaduais prestigiaram a solenidade que aconteceu no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). Halum avalia a realização do fórum como uma demonstração de compromisso por parte do Governo do Estado com a saúde do Tocantins. "Um amplo debate sempre traz bons resultados. A saúde é uma área difícil de ser administrada, necessita de um envolvimento muito grande e Marcelo Miranda sempre deu este apoio. Esta proposta de um trabalho conjunto entre Estado e municípios é muito satisfatório", finalizou o presidente. Para diminuir esta preocupação com a rede pública de saúde do Tocantins, o secretário estadual de saúde, Gismar Gomes, apresentou alguns tópicos vistos por ele como "alternativas prioritárias para a implementação de um novo planejamento estratégico hospitalar". A meta é desafogar os atendimentos nos hospitais de referências do Estado. Para isso, Gismar sugere a implantação e estruturação de hospitais de pequeno porte. "Essas unidades aparelhadas de instrumentos e de funcionários garantirão aos municípios do interior um atendimento emergencial, evitando o deslocamento de pacientes para os grandes centros", garante o secretário. O aumento na ação do Programa Saúde da Família (PSF) foi outro ponto citado por Gismar Gomes. Segundo ele, através do PSF, é possível resolver problemas relacionados à saúde num estágio inicial, reduzindo com isso 70% do fluxo nas unidades de saúde e hospitais. Para finalizar, o secretário analisou que o controle da vigilância sanitária, com o objetivo de combater doenças como o calazar e a hanseníase, é outra ferramenta primordial para a reorganização da saúde pública tocantinense.