Médico especialista reforça medidas de prevenção ao câncer de próstata

Por Elpidio Lopes
23/11/2023 10h45 - Publicado há 5 meses
Médico urologista fez palestra na sala de reuniões da Presidência
Médico urologista fez palestra na sala de reuniões da Presidência
Clayton Cristus / HD

Em evento realizado pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), na manhã desta quarta-feira, 22, alusivo ao “Novembro Azul”, o mestre e doutor em Urologia Ricardo Ferro defendeu a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata, devido ao alto índice de ocorrência da doença.

O especialista afirmou que o homem precisa fazer o diagnóstico precoce para evitar o desenvolvimento da doença e amenizar sofrimentos para o paciente.

Segundo Ricardo Ferro, a falta de prevenção também eleva os custos financeiros na saúde pública, em função do tratamento curativo ter gastos mais altos.

“O que encarece os custos da saúde pública é o sistema se preocupar mais com o tratamento curativo e menos com a prevenção e o diagnóstico precoce”, destacou Ferro.

Ricardo Ferro reconheceu também a importância da Assembleia Legislativa se preocupar com a saúde de seus servidores.

Câncer de próstata

Segundo o especialista, o câncer de próstata atinge em média 70 mil homens por ano no Brasil, e alertou que a doença não tem sintomas durante o período curável.

Ele informou que 2/3 do público masculino não admite o exame do toque retal, e metade nunca fez o exame de PSA, sigla em inglês para Prostate-Specific Antigens; em português, Antígeno Prostático Específico, que monitora os níveis do PSA no sangue.

Aumento da doença

Entre as razões para o aumento da doença, segundo o palestrante, está a falta de prioridade da prevenção; cultura de não procurar tratamento, medo de ser diagnosticado com a doença, machismo e medo de sentir dores.

Por sua vez, as principais causas da doença são o envelhecimento, hereditariedade, fatores hormonais, infecções, dieta inadequada, obesidade e pouca exposição ao sol.

Prevenção

Além da prevenção, para evitar casos do referido mal, é necessário boa alimentação e atividade física constante. Sendo que o câncer de próstata é o mais comum e o que mais mata pessoas do sexo masculino.

Ação da Assembleia

Ao abrir o evento, o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), falou da importância da conscientização em relação aos cuidados com a patologia.

O parlamentar afirmou que a Assembleia adotará sempre medidas para evitar danos à saúde de seus servidores e da população em geral.

O deputado Moisemar Marinho (PSB) garantiu ser uma pauta que todos devem se preocupar e reconheceu a importância das orientações do médico.

Programação

A palestra do especialista em urologia, Ricardo Ferro, faz parte da programação do Novembro Azul, que também contou com a realização de exames e outros procedimentos.

As atividades do evento iniciou-se na terça-feira, 21, e encerrou-se, ao meio dia desta quarta-feira, 22, com a realização de 348 procedimentos, como aferição da pressão arterial; testes de glicemia capilar e tipagem sanguínea; massagens; atendimentos por nutricionistas; limpeza de pele; bioimpedância e teste de refração (que avalia a estrutura ocular e seu funcionamento e é essencial para detectar precocemente doenças silenciosas).

O atendimento foi feito mediante parceria da Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa e a Sandart e Consultoria Gestão Médica.