Para conscientizar sobre doação de órgãos, Mantoan pede a implementação de política pública estadual

Por Munyque Fernandes
29/11/2023 10h23 - Publicado há 4 meses
Implementação de política pública estadual é solicitada pelo deputado Mantoan
Implementação de política pública estadual é solicitada pelo deputado Mantoan
Ísis Oliveira / HD

66.250: este é o número de pessoas que aguardam na fila de espera por um transplante de órgãos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A maioria precisa de um rim para sobreviver, que pode ser doado em vida caso haja compatibilidade. Mas em geral nos tornamos doadores quando ocorre a morte encefálica, por isso a importância de comunicar a família o desejo de ser doador.

Pensando em todos esses pacientes que esperam por um transplante, o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) solicitou ao Governo do Tocantins a implementação de uma política pública estadual de conscientização sobre o processo de doação de órgãos. “É preciso esclarecer e desmistificar este tema, deixando claro como o ato de informar a família pode salvar vidas. Para que essa atitude de generosidade seja autorizada, é necessário que os familiares compreendam o processo de doação para respeitar a vontade do ente querido, no momento de grande comoção, dor e luto”, explicou o deputado.

O requerimento apresentado em caráter de urgência foi enviado ao Governo do Estado com cópia à Secretaria Estadual de Saúde. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS