Benefício para a saúde do tocantinense

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
A partir de hoje, dia 23, as cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi contam com mais um programa na área da saúde. Trata-se do SAMU- 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O lançamento do programa aconteceu ontem e contou com a presença do ministro da Saúde, Humberto Costa. O programa foi lançado em 2003 pelo Ministério da Saúde para prestar socorro pré-hospitalar à população. Desde então 213 municípios e mais de 49 milhões de pessoas em todo o Brasil contam com o programa Samu. Através do número de telefone 192, a população tem acesso ao atendimento pré-hospitalar móvel. Dez ambulâncias foram disponibilizadas para o Estado, sendo três para Araguaína, três para Gurupi e quatro para Palmas. O Samu é uma forma de atendimento rápido e eficaz em casos de quadros traumáticos e clínicos, quando são enviadas ambulâncias de suporte básico e avançado (UTI móvel), com equipes qualificadas, visando reduzir o índice de óbitos precoces. De acordo com o ministro Humberto Costa, esse não é apenas um serviço de transporte de pacientes, ele regula o sistema de urgência e emergência que também orienta a população a buscar o serviço menos congestionado, agilizando o atendimento. O ministro disse, ainda, que a meta é que, até o fim do ano, cerca de 90 milhões de pessoas sejam beneficiadas com o programa e, em 2006, abranja todo o território brasileiro. Em seu pronunciamento, o governador Marcelo Miranda (PSDB) informou que o serviço não irá beneficiar somente as três principais cidades do Estado, mas também os municípios circunvizinhos. “Com esse sistema de atendimento e, em breve, a inauguração do Hospital Geral de Palmas, a população tocantinense e os estados vizinhos só terão a ganhar”, afirmou o governador. Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), a saúde é um direito garantido do cidadão brasileiro. Halum elogiou o trabalho do Governo Federal na implantação do programa. “Isso vai facilitar a priorização do atendimento nos hospitais públicos. É um programa necessário que vai contribuir muito para o tratamento de saúde daçado (UTI móvel), com equipes qualificadas, visando reduzir o índice de óbitos precoces. De acordo com o ministro Humberto Costa, esse não é apenas um serviço de transporte de pacientes, ele regula o sistema de urgência e emergência que também orienta a população a buscar o serviço menos congestionado, agilizando o atendimento. O ministro disse, ainda, que a meta é que, até o fim do ano, cerca de 90 milhões de pessoas sejam beneficiadas com o programa e, em 2006, abranja todo o território brasileiro. Em seu pronunciamento, o governador Marcelo Miranda (PSDB) informou que o serviço não irá beneficiar somente as três principais cidades do Estado, mas também os municípios circunvizinhos. “Com esse sistema de atendimento e, em breve, a inauguração do Hospital Geral de Palmas, a população tocantinense e os estados vizinhos só terão a ganhar”, afirmou o governador. Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), a saúde é um direito garantido do cidadão brasileiro. Halum elogiou o trabalho do Governo Federal na implantação do programa. “Isso vai facilitar a priorização do atendimento nos hospitais públicos. É um programa necessário que vai contribuir muito para o tratamento de saúde da população tocantinense”, afirmou o presidente. Também estiveram presentes no lançamento do Samu os prefeitos Raul Filho, de Palmas, Valderez Castelo Branco, de Araguaína e João Cruz, de Gurupi, além dos secretários de Saúde do Estado, Gismar Gomes, e do Município, Gustavo Jaime Coelho, da primeira-dama do Estado, Dulce Miranda, de deputados estaduais, dentre outras autoridades.