Nível de educação tocantinense aponta crescimento

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), participou hoje, dia 23, da prestação de contas dos programas “Se Liga e Acelera Brasil. Os programas têm o objetivo de estabelecer um sistema de ensino mais eficaz para o nível fundamental. De acordo com a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, que veio à Palmas para apresentar o resultado do primeiro ano dos programas, 35 milhões de crianças estudam da 1ª à 8ª série. Ela informou que 33% desse total repete o ano em, pelo menos, duas vezes. Viviane explicou que essas crianças levam de 11 a até 18 anos para completar o nível fundamental, sendo que o normal é de oito anos. Este atraso gera um custo de R$ 6,4 bilhões para o País. “O objetivo não é somente colocar todas as crianças na escola, mas qualificar o ensino, onde o desafio é maior”, disse Viviane. Os programas têm a finalidade de fazer com que os alunos recuperem de dois a quatro anos em apenas um. Viviane citou o exemplo do Estado de Goiás, em que, de 100 mil estudantes, 99,5% obtiveram aprovação. E o Estado teve uma economia de R$156 milhões. No Tocantins, o índice de defasagem dos alunos do nível fundamental é de 32,9%. Há alunos entre 15 e 39 anos que estão cursando da primeira à oitava série. Viviane explicou que esse alto índice gera um gasto de, aproximadamente, R$ 218,7 milhões para o Estado. Com a inserção dos programas em 118 municípios tocantinenses, o índice de aprovação dos alunos passou de 79,3% para 98,4%. E cada aluno gera um custo de oito reais por mês. A previsão para 2005 é que mais 32 mil estudantes sejam beneficiados com os programas. “Essa estratégia já se mostrou eficiente. É necessário, apenas, que as prefeituras, que ainda não fazem parte desses programas, tomem uma decisão ética. Isso é apenas uma questão de oportunidade para os estudantes receberem uma educaïAMILY: Verdana; mso-bidi-font-size: 10.0pt"> Com a inserção dos programas em 118 municípios tocantinenses, o índice de aprovação dos alunos passou de 79,3% para 98,4%. E cada aluno gera um custo de oito reais por mês. A previsão para 2005 é que mais 32 mil estudantes sejam beneficiados com os programas. “Essa estratégia já se mostrou eficiente. É necessário, apenas, que as prefeituras, que ainda não fazem parte desses programas, tomem uma decisão ética. Isso é apenas uma questão de oportunidade para os estudantes receberem uma educação mais eficiente”, afirmou a presidente do Instituto Ayrton Senna. O governador Marcelo Miranda (PSDB) reforçou o apelo da presidente em relação ao interesse das prefeituras para aderirem aos programas. “O nosso objetivo está sendo alcançado. Milhares de jovens em todo o Estado estão sendo beneficiados pelos programas”, disse o governador. %7ão mais eficiente”, afirmou a presidente do Instituto Ayrton Senna. O governador Marcelo Miranda (PSDB) reforçou o apelo da presidente em relação ao interesse das prefeituras para aderirem aos programas. “O nosso objetivo está sendo alcançado. Milhares de jovens em todo o Estado estão sendo beneficiados pelos programas”, disse o governador. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum, elogiou o sistema de educação. Para Halum, os programas têm dois pontos bastante positivos. O primeiro tratou de acelerar a alfabetização no Estado, reduzindo as taxas de evasão escolar e repetência. O segundo ponto refere ao aspecto econômico, pois cada aluno repetente gera um gasto extra ao Governo. “Esse sistema de educação, além de melhorar o nível de informação do aluno, gera economia para o Estado”, disse. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum, elogiou o sistema de educação. Para Halum, os programas têm dois pontos bastante positivos. O primeiro tratou de acelerar a alfabetização no Estado, reduzindo as taxas de evasão escolar e repetência. O segundo ponto refere ao aspecto econômico, pois cada aluno repetente gera um gasto extra ao Governo. “Esse sistema de educação, além de melhorar o nível de informação do aluno, gera economia para o Estado”, disse. O presidente informou, também, que a Assembléia Legislativa, através de seus parlamentares, está convocada para a missão de convencer todos os prefeitos do Estado a aderirem aos programas “Se Liga e Acelera Brasil”.