Halum pede instalação de “Porto Seco” em Araguaína

Por Diretoria de Comunicação da Assembléia/TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Foi aprovado, na ordem do dia de hoje, um requerimento, de autoria do presidente da Assembléia Legislativa, deputado César Halum (PFL), que solicita a instalação da Estação Aduaneira do Interior – EADI (Porto Seco) em Araguaína. Criado com a finalidade de facilitar e baratear o desembaraço de mercadorias, tanto para importação quanto para exportação, e desafogar os tradicionais pontos de aduana, como aeroportos, portos e postos de fronteira, o “porto seco” está em franca expansão no país, com mais de 50 estações em funcionamento. A construção de um porto seco em Araguaína é defendida pelo presidente como fundamental para a redução dos custos nos preços das mercadorias. Halum cita a localização estratégica da região para a viabilidade do projeto. “A instalação de uma estação aduaneira em Araguaína beneficiará a todos os importadores e exportadores, especialmente os do Norte e Nordeste do País, que hoje só podem se socorrer dos portos de fronteiras mais distantes, com problemas de logística de distribuição e alto custo operacional”, argumenta. Ordem do dia Outros 110 requerimentos também foram aprovados na ordem do dia de hoje. Destes, 57 são de autoria do deputado Manoel Bueno (PFL). Construção de casas populares, aumento de número de crianças no projeto Pioneiros Mirins e inclusão do programa Lavoura Comunitária nos municípios que representa são alguns dos pedidos de deputado. Dentre os 21 requerimentos apresentados pelo deputado Ângelo Agnolin (PFL) estão a solicitação de construção, ampliação e reforma de escolas estaduais e creches de diversos municípios do estado, a reforma e ampliação do mercado municipal de Cristalândia e a construção de uma feira coberta em Figueirópolis. O deputado Iderval Silva (PL) teve 21 requerimentos aprovados, onde solicita o envio de maquinas para a recuperação de ruas e estradas vicinais e a pavimentação asfáltica de vias urbanas em várias regiões que representa. Já a deputada Josi Nunes (PMDB), solicitou, através de 02 requerimentos, que a construção de um centro comunitário no municípios de Crixás do Tocantins e a pavimentação asfáltica do setor Lagoinmente os do Norte e Nordeste do País, que hoje só podem se socorrer dos portos de fronteiras mais distantes, com problemas de logística de distribuição e alto custo operacional”, argumenta. Ordem do dia Outros 110 requerimentos também foram aprovados na ordem do dia de hoje. Destes, 57 são de autoria do deputado Manoel Bueno (PFL). Construção de casas populares, aumento de número de crianças no projeto Pioneiros Mirins e inclusão do programa Lavoura Comunitária nos municípios que representa são alguns dos pedidos de deputado. Dentre os 21 requerimentos apresentados pelo deputado Ângelo Agnolin (PFL) estão a solicitação de construção, ampliação e reforma de escolas estaduais e creches de diversos municípios do estado, a reforma e ampliação do mercado municipal de Cristalândia e a construção de uma feira coberta em Figueirópolis. O deputado Iderval Silva (PL) teve 21 requerimentos aprovados, onde solicita o envio de maquinas para a recuperação de ruas e estradas vicinais e a pavimentação asfáltica de vias urbanas em várias regiões que representa. Já a deputada Josi Nunes (PMDB), solicitou, através de 02 requerimentos, que a construção de um centro comunitário no municípios de Crixás do Tocantins e a pavimentação asfáltica do setor Lagoinha em Aurora do Tocantins, sejam incluídas no Plano de Obras do Governo do Estado do Tocantins – 2005. Outros requerimentos aprovados são de autoria dos deputados Laurez Moreira (PP), Solange Duailibe (PT), Sargento Aragão (PPS), Fabion Gomes (PL), Paulo Sidnei (PPS) e Júnior Coimbra (PP).